Um estudo realizado com brasileiros pelo Bake and Cake Gourmet, plataforma de receitas e cardápios saudáveis, revelou que mais de 60% da população está em busca de uma dieta restritiva. Esse regime alimentar é conhecido por eliminar da rotina certos grupos de alimentos, ingredientes ou macronutrientes, e podem ser adotados por diferentes razões, incluindo saúde, estética, filosofia de vida e até mesmo questões ambientais.
Segundo Irani Gomes dos Santos Souza, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, uma das definições para a palavra “dieta” é o tipo de alimentação específica recomendada a uma pessoa visando atender suas necessidades terapêuticas. Porém, muitas pessoas utilizam dietas para, por exemplo, emagrecer rapidamente sem o auxílio de um especialista.
Uma das adversidades é que as restrições podem levar a problemas de saúde, como deficiências nutricionais, além de causar compulsão alimentar e sequelas psicológicas. “O ideal é que sejam acompanhadas por um nutricionista e um médico para que o paciente não apresente nenhum déficit nutricional”, comenta.
Para aprofundar o assunto, Irani Gomes dos Santos Souza esclarece os principais mitos e verdades sobre dietas restritivas. Confira!
1. Dietas restritivas são a melhor forma de perder peso rapidamente
Mito. Embora possam levar à perda de peso no curto prazo, muitas vezes resultam em efeito sanfona e não são sustentáveis.
Verdade. Quando o corpo recebe menos calorias do que precisa, ele pode entrar em um estado de adaptação, reduzindo o gasto energético para economizar energia.

3. Cortar totalmente carboidratos faz bem à saúde
Mito. Os carboidratos são fontes de energia essencial. O ideal é optar por versões integrais e naturais, em vez de eliminá-los completamente.
4. Dietas restritivas garantem todos os nutrientes necessários
Mito. Ao restringir certos grupos alimentares, há um risco maior de deficiências nutricionais, como falta de vitaminas e minerais essenciais.
5. Eliminar grupos alimentares pode gerar compulsão alimentar
Verdade. Restrições severas aumentam a chance de episódios de compulsão e descontrole alimentar.
6. Dietas restritivas devem ser acompanhadas por um profissional
Verdade. Para evitar riscos à saúde, qualquer dieta restritiva precisa ser planejada por um nutricionista, garantindo equilíbrio e segurança nutricional.
Por Nágila Pires

FUJAM!!!
Nuvem gigante típica de tempestade impressiona no Paraná

Opções boas!
Este bairro de Curitiba tem opções barateza de gastronomia!

Caçador de Boteco!
Bar em Curitiba é famoso por ganhar concursos de gastronomia!

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Fonte: Tribuna PR