O caqui, também conhecido cientificamente como Diospyros kaki, é um fruto originário da Ásia e prova de que, para manter a saúde do corpo, não é preciso abrir mão do sabor. Isso porque, embora seja menos consumido que seu parente próximo, o tomate, ele se destaca pela textura macia e adocicada, ideal para ser consumido in natura ou em saladas e smoothies.
Além disso, oferece diversos benefícios para o organismo, como fortalecimento da imunidade e auxílio no emagrecimento. Por isso, abaixo, confira algumas vantagens para a saúde de inserir o caqui na rotina alimentar!
1. Melhora a saúde do coração
Consumir caqui diariamente pode beneficiar a saúde do coração, graças aos flavonoides, compostos antioxidantes presentes na fruta, que ajudam a neutralizar os radicais livres e reduzem o risco de doenças cardíacas, além de retardar o envelhecimento celular.
O estudo “Associations Between Flavonoid Intake and Subclinical Atherosclerosis: The Multi-Ethnic Study of Atherosclerosis (MESA)“, publicado no American Heart Association Journals, analisou a aterosclerose subclínica em uma população diversificada.
A pesquisa, que acompanhou 5.599 pessoas ao longo de aproximadamente uma década, mostrou que indivíduos com maior consumo de flavonoides tinham 26% menos chances de apresentar pressão arterial anormal e 18% a 20% menos risco de desenvolver placas nas artérias carótidas, responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio entre o coração e o cérebro.
2. Favorece a visão
Devido aos compostos luteína e zeaxantina, o caqui contribui para a saúde ocular e auxilia na prevenção de problemas de visão, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), principal causa de cegueira irreversível em pessoas acima de 50 anos, de acordo com o “Relatório de Recomendação – Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Degeneração Macular Relacionada à Idade”, do Ministério da Saúde.
Além disso, a vitamina A presente na fruta é fundamental para o funcionamento das células nervosas sensíveis à luz na retina (fotorreceptores), ajudando a preservar a visão noturna.
3. Ajuda no funcionamento do intestino
Alimentos ricos em fibras são amplamente conhecidos por auxiliarem na função intestinal, e o caqui se destaca nesse aspecto. Apenas 100 g da fruta contêm cerca de 6,5 g de fibras, conforme dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, quantidade suficiente para promover o aumento do volume fecal e facilitar o trânsito intestinal, prevenindo a constipação e contribuindo para a saúde gastrointestinal.

4. Combate o estresse
Os antioxidantes do caqui, como a vitamina C, também ajudam a reduzir o estresse. Isso porque esse nutriente desempenha um papel importante na redução dos níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse. Além disso, a fruta contém nutrientes como o magnésio, que ajuda a relaxar os músculos e a reduzir a tensão, promovendo um efeito calmante no corpo.
5. Auxilia no tratamento de anemia
Além de reduzir o estresse, a vitamina C presente no caqui melhora a absorção do ferro presente nos alimentos. Isso ajuda a tratar a anemia, já que o ferro é fundamental para a produção de hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. Com uma absorção eficiente do mineral, o corpo consegue manter os níveis ideais de oxigênio, prevenindo sintomas como fadiga, fraqueza e falta de energia, comuns em pessoas com anemia.
6. Controla a pressão arterial
Um estudo publicado na revista científica Bioscience, Biotechnology and Biochemistry, intitulado “Antihypertensive and Vasorelaxant Effects of Water-Soluble Proanthocyanidins from Persimmon Leaf Tea in Spontaneously Hypertensive Rats“, aponta que compostos bioativos extraídos do chá de folhas de caqui (proantocianidinas hidrossolúveis) possuem efeitos anti-hipertensivos e vasorelaxantes.
A pesquisa testou esses compostos bioativos em ratos hipertensos. Os resultados mostraram que a administração oral do chá de folhas de caqui reduziu significativamente a pressão arterial sistólica dos animais após quatro horas, em comparação com o grupo controle que recebeu apenas água destilada. Os resultados sugerem que o efeito anti-hipertensivo do composto está associado ao relaxamento dos vasos sanguíneos, mediado pela liberação de óxido nítrico/GMPc, uma molécula que promove a vasodilatação.
Apesar dos resultados importantes obtidos, mais pesquisas são necessárias para confirmar este efeito. Além disso, o consumo do caqui não deve substituir o tratamento e o acompanhamento médico para a hipertensão.
7. É fonte de energia
Para quem gosta de treinar, o caqui é um ótimo alimento, especialmente antes das atividades físicas. Isso se deve ao fato de a fruta ser rica em açúcar natural, que fornece energia rápida para o corpo, ajudando a melhorar o desempenho durante os exercícios. Além disso, a fruta contém potássio, um mineral essencial para a contração muscular e a prevenção de cãibras.
Cuidados importantes
Apesar dos diversos benefícios do caqui para a saúde, seu consumo não substitui tratamentos médicos nem o acompanhamento de um profissional de saúde. A fruta pode complementar uma alimentação equilibrada e contribuir para o bem-estar, mas não deve ser usada como única forma de prevenção ou cura de doenças. Cada organismo tem necessidades específicas, e somente um médico pode indicar o melhor tratamento para cada caso.

Caos depois do muro
Zumbilândia em Curitiba? rua de bairro é um verdadeiro CAOS

Showzaço!
Banda ícone dos anos 90 faz showzão INCRÍVEL em Curitiba. Assista!

Divisão de bens
Filho negligente fora da herança? Olha só que está mudando no…

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Fonte: Tribuna PR