Você investe em produtos de qualidade, segue tutoriais e ainda assim sente que seu cabelo não está do jeito que você gostaria? O problema pode estar nos erros simples que, muitas vezes, passam despercebidos. Gisele Brites, educadora e hairstylist na Academia Werner, compartilha os principais erros que podem comprometer a saúde capilar e, claro, as melhores soluções para corrigir cada uma delas e garantir um cabelo saudável.

Foto: @ayeshamarr (Reprodução/Instagram)
7 erros para evitar e conquistar um cabelo saudável
1. uso excessivo de fontes de calor
O calor excessivo pode derreter as proteínas do cabelo, resultando em ressecamento, frizz e perda de elasticidade. Isso compromete a saúde capilar e torna difícil manter um cabelo saudável.
Solução: Sempre use um protetor térmico e evite temperaturas extremas. Para cabelos finos, a temperatura não deve ultrapassar 160°C, e para os mais grossos, até 180°C.
2. produtos inadequados ou em excesso
Cada tipo de cabelo exige cuidados específicos. Usar um shampoo muito adstringente pode retirar a oleosidade natural dos fios, enquanto o excesso de leave-in pode deixá-los opacos e sem movimento, prejudicando a saúde do cabelo.
Solução: Conheça o seu tipo de fio (espessura, porosidade, nível de oleosidade) e escolha produtos adequados para ele. Lembre-se, muitas vezes, menos é mais.
3. alimentação incorreta e pouca ingestão de água
A saúde capilar está diretamente ligada à alimentação. Quando a dieta não é balanceada, os fios ficam finos, fracos e com crescimento lento. Manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais é fundamental para ter um cabelo saudável.
Solução: Aposte em uma dieta rica em proteínas, ferro, zinco, biotina e vitaminas do complexo B. E, claro, não se esqueça de beber muita água!

Foto: @freyabroni (Reprodução/Instagram)
4. dormir com os fios molhados
Dormir com o cabelo molhado e em atrito com o travesseiro fragiliza a cutícula do fio, causando quebras e favorecendo o aparecimento de fungos, comprometendo a saúde capilar.
Solução: Sempre que possível, deixe o cabelo secar naturalmente. Se for usar o secador, escolha a temperatura morna ou baixa.
5. esfregar o shampoo com as unhas
Usar as unhas ao aplicar o shampoo no couro cabeludo pode causar microlesões invisíveis, favorecendo inflamações, sensibilidade e até infecções, prejudicando o crescimento de um cabelo saudável.
Solução: Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos em movimentos circulares, sem pressionar.
6. pular o corte regular das pontas
As pontas do cabelo são a parte mais desgastada e propensa a pontas duplas. Não cortá-las regularmente pode resultar em cabelos quebradiços e sem vida.
Solução: Corte as pontas a cada três meses, mesmo que seja apenas para polir e manter o comprimento saudável e com aparência de cabelo saudável.

Foto: @alexajay (Reprodução/Instagram)
7. ignorar cuidados após exposição ao sol, mar ou piscina
A exposição ao sol e à água do mar ou da piscina pode danificar a queratina do cabelo e remover os lipídios essenciais. Sem os cuidados adequados, seu cabelo saudável pode se tornar ressecado e quebradiço.
Solução: Invista em hidratações profundas e use protetor térmico antes de se expor ao sol ou à água.
plus especial
Rudi Werner, fundador da Werner Coiffeur, compartilha algumas dicas extras para garantir a saúde dos fios:
- Mantenha uma rotina de cuidados com cronograma capilar ajustado às estações.
- Use protetor térmico sempre antes da chapinha ou secador.
- Proteja os cabelos dos raios solares com chapéus ou produtos com filtro UV.
- Cuidar dos seus fios vai além de investir em bons produtos. Adotar hábitos saudáveis e uma rotina de cuidados adequada é essencial para alcançar um cabelo saudável!
Gostou? Então assine nossa newsletter e seja a primeira a saber de novidades e tendências do mundo da moda!
Fonte: Steal the Look