Ela já foi considerada “careta” demais para as produções fashionistas, vista apenas como uma aliada obrigatória dos looks formais — afinal, as minissaias nunca foram cogitadas para os ambientes de trabalho. Por isso, os looks com saia lápis ficaram escondidos a sete chaves, restritos ao escritório. Mas isso mudou, e hoje ela vem ganhando espaço em visuais do dia a dia, com um toque até fashionista.
antes de tudo, o que é uma saia lápis?
A saia lápis se caracteriza pelo comprimento mais longo, geralmente abaixo dos joelhos, e pelo caimento mais justo ao corpo — diferente dos modelos midis soltinhos ou rodados que vemos por aí. Ela tem um corte mais seco e, com frequência, aparece na seção de alfaiataria por conta do tecido mais estruturado.
De uns tempos pra cá, no entanto, ela passou por uma repaginada. Dá para encontrar versões feitas em poliuretano, jeans, camurça e sarja. Além disso, há modelos menos justos no quadril, que oferecem mais liberdade de movimento. O comprimento, porém, continua sendo sua marca registrada: a barra fica entre os joelhos e pode ir até os tornozelos — criando até versões maxi.
e como usar os looks com saia lápis?
Hoje a gente te mostra como, cara leitora. Selecionamos sete looks com a saia lápis como destaque — alguns mais curtos, outros mais longos — justamente para mostrar as variações atuais. São produções que funcionam tanto no escritório quanto naquele encontrinho com as amigas depois do expediente. Vem com a gente!

Foto: Annabel Rosendahl (Reprodução/Instagram)
Esse é para as fashionistas que gostam de camadas! Por baixo de tudo, aposte em um slip dress com barras de renda e, por cima, jogue a saia lápis e uma camiseta branca básica infalível. Dá um tchan a mais no look de trabalho e, para o happy hour, é só apostar no vestido! Demais, né?

Foto: Sylvie Mus (Reprodução/Instagram)
Porém, se você for mais basicona, não seja por isso! É só investir na saia lápis tradicional, de alfaiataria, e uma baby tee branca para fechar tudo. Nos pés, tamancos de salto baixo cumprem bem o papel tanto no escritório quanto no encontro com as amigas depois.

Foto: Jeanne Damas (Reprodução/Instagram)
Se você gosta de visuais mais vivos, que tal brincar com uma cartela de cores nos tons de vermelho e rosa? O look foge daquela vibe corporativa cinza e preta e ganha um ar muito mais alegre.

Foto: Pernille Teisbaek (Reprodução/Instagram)
Mas, se ainda não se sente confortável com roupas coloridas no trabalho, que tal começar pelo sapato? Você pode manter o visual neutro em cima, com uma regata branca e um cardigã de botões, e apostar numa sapatilha ou scarpin de tom mais vibrante. Fica muito mais interessante!

Foto: Abisola Omole (Reprodução/Instagram)
Se a baby tee branca não faz o seu estilo, então que tal uma blusa mais encorpada, como as de tricô de fio mais grosso e listradas? Fica chique e ainda te salva se o ar-condicionado do seu escritório for potente!

Foto: Leia Sfez (Reprodução/Instagram)
E para quem já pode ousar um pouco mais no fashionismo do ambiente corporativo: que tal um combo de cores bem atual e estiloso? Azul com vermelho bordô é uma dupla que conversa muito bem e rende ótimas produções.

Foto: Ilirida Krasniqi (Reprodução/Instagram)
Por fim — mas não menos estiloso —, uma proposta mais robusta, com uma terceira peça de impacto e uma saia lápis mais sequinha, que não rouba o protagonismo do look, também funciona super bem, principalmente nos dias mais frios!
Gostou? Então assine nossa newsletter e seja a primeira a saber de novidades e tendências do mundo da moda!
Você também vai gostar
Fonte: Steal the Look