Traduzido por
Estela Ataíde
Publicado em
13 de fevereiro de 2025
Com o lançamento da A-Type, a Adidas Originals lançou uma nova marca premium que celebra o seu legado. A coleção reinterpreta seus designs famosos em materiais muito mais finos e com alto nível de trabalho artesanal.

E esta linha não pretende ser apenas uma homenagem ao seu arquivo ou uma oferta ligeiramente superior. Os materiais de alta qualidade e a fabricação artesanal elevam realmente estas peças de meros artigos esportivos ou de uso diário a um verdadeiro luxo.
A Adidas fala de uma proposta “artesanal” criada em “ateliers excepcionais” com preços que rondam os 1500 dólares por uma jaqueta.
Não que o preço seja muito relevante neste momento porque, para já, é algo que não está em lançamento geral e apenas “amigos e familiares” podem ter acesso aos produtos. Mas, a A-Type estará provavelmente disponível mais amplamente em lançamentos futuros.
É como se a gigante alemã dos artigos esportivos tivesse decidido que, após anos de colaborações com designers de topo, pode fazer verdadeiro luxo por si mesma, simplesmente com base nos seus códigos de design. No entanto, as suas parcerias com designers continuarão.
A primeira proposta da A-Type centra-se em uma paleta monocromática para os tênis Superstar (sem surpresa, dado o seu estatuto de ícone), bem como para o agasalho Firebird e a bolsa Airliner.
As A-Type Superstar são feitas à mão na Itália usando couro premium e são finalizadas com atacadores de caxemira com pontas de renda prateadas. Além disso, são entregues numa caixa moldada com formas de madeira e luvas brancas — sim, a Adidas está mesmo levando este projeto a extremos em matéria de alta qualidade.
Firebird (incluindo top, calças e calções) remete para o estilo do lançamento do produto na década de 1980, mas também apresenta materiais de couro premium e detalhes artesanais, bem como t-shirts com mistura de caxemira para adicionar um toque de luxo extra.

A bolsa, por sua vez, remete à original dos anos 1970 emas em pele flexível com detalhes metalizados premium, tanto no tamanho grande como no pequeno. Para realçar o elemento de luxo, a Adidas acrescenta joalheria Trefoil em prata de lei, com pendentes, anéis e brincos.
Este lançamento é acompanhado por uma campanha protagonizada por Pusha T, Tyshawn Jones, Selena Forrest, Fiffany Luu, Paloma Elsesser e DJ Hank Korsa.
É significativo que a linha tenha sido lançada durante um evento high-profile como a New York Fashion Week, mas isso, claro, atraiu a ira da PETA. Além de atacar a Coach durante a NYFW, o grupo protestou contra a Adidas por esta usar “avestruzes e outros animais atormentados”. A sua presidente, Ingrid Newkirk, afirmou: “A PETA pede que a Adidas se afaste do couro e se atenha aos maravilhosos materiais veganos e livres de crueldade que já disponibiliza.”
Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.
Fonte: Fashion Network