Conheça o ‘brechó’ de materiais de construção em Curitiba

Um projeto revolucionário que nasceu há quase 6 anos em Curitiba, o Caçamba do Bem, destaca-se como uma iniciativa inovadora no campo da arquitetura responsável, redefinindo o uso do que seria desperdiçado da construção civil e promovendo a sustentabilidade no setor. Com sua abordagem singular, eles dão nova vida a materiais que seriam descartados, criando oportunidades sustentáveis.

O negócio, fundado pela designer de interiores Marília Bender Almeida, já resgatou de 5 mil peças de construção e decoração, segundo estimativa do projeto.

A iniciativa faz uma curadoria dos materiais descartados, assim como também recebe doações de pessoas físicas e lojas. Após um processo para deixar as peças em um bom estado, inclusive criando novas por meio da reutilização, comercializa os produtos em um bazar, além de doar algumas peças para instituições da capital.

Marília, que começou o Caçamba do Bem após perceber o potencial dos materiais descartados, conta que o projeto surgiu pelo sentimento de que as peças resgatadas poderiam contribuir para a formação de uma verdadeira rede, pelo qual valia a pena a dedicação.

“Lá em 2018, comecei a reparar que muitos materiais que sobravam de obras poderiam ser reaproveitados. Desde então, eu toco o projeto sozinha, coloco metas e, com isso, acredito que o impacto é maior do que o resgate das peças. É uma rede, pois quando eu não consigo receber determinado material, procuro direcionar para alguém que consiga, gerando um impacto maior”, afirma Marília.

O Caçamba do Bem tem conquistado clientes e contribuindo para o fomento de uma economia circular. Roberta Toigo, arquiteta, conheceu o projeto em 2019 e, desde então, já adquiriu materiais como porcelanato para piso, bancadas, móveis, sofás e itens decorativos. Para ela, a iniciativa vai além da venda de peças descartadas.

“Sou cliente fiel do projeto. Para mim, ele é essencial para a sustentabilidade pois, como arquiteta, vejo que muitos materiais são descartados simplesmente pela falta de informação para o reaproveitamento. Como cidadã e cliente do Caçamba do Bem, vejo que ele vem atingindo e conscientizando cada vez mais pessoas”, comenta Roberta.

Como fazer parte do Empretec

O Empretec é um programa que adota a metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) para a formação de empreendedores. No Brasil, ele é ministrado com exclusividade pelo Sebrae e oferece 60 horas de capacitação, que inclui um conteúdo interativo e atividades práticas, fazendo com que os “empretecos” se conectem com o ambiente de negócios. Mais informações sobre novas turmas do Empretec em todo o Paraná no link.

O post Conheça o ‘brechó’ de materiais de construção em Curitiba apareceu primeiro em Bem Paraná.

Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia