O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta terça-feira (18). A informação foi divulgada pelo próprio presidente Lula por meio de suas redes sociais. No texto, o petista admitiu estar “preocupado” com o cenário político internacional.
“Por telefone, conversei com o presidente da França, Emmanuel Macron, sobre temas da agenda global e das relações bilaterais entre nossos países. Expressei minha preocupação com o cenário internacional e reafirmei o compromisso do Brasil com a promoção da paz e a defesa da democracia. Nós dois reconhecemos a importância de uma solução para a guerra na Ucrânia que inclua a participação de todas as partes envolvidas no conflito”, explicou o presidente brasileiro.
Lula e Macron têm mostrado certa proximidade em assuntos que costumam gerar repercussão internacional. A última vez que eles conversaram por telefone foi no mês passado, logo após Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciar que acabaria com o sistema de checagem de fatos do Facebook e do Instagram. A fala gerou críticas tanto do governo brasileiro quanto do governo francês.
No telefonema de hoje, Lula e Macron também conversaram sobre a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a chamada COP30, a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. Segundo o presidente brasileiro, ele pediu o apoio de Macron em relação à ampliação do financiamento climático disponível para países em desenvolvimento, no contexto dos 10 anos do Acordo de Paris.
Além disso, Lula confirmou que aceitou o convite de Macron para uma visita de Estado à França, nos dias 6 e 7 de junho, bem como para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Oceanos, nos dias 8 e 9 de junho.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2023/5/E/kA5dO6RAGJGVZULYAKAw/lula-macron.jpg)
Fonte: Valor