Projeto em Curitiba quer criar escolas municipais cívico-militares

Um projeto de lei protocolado na Câmara Municipal de Curitiba quer a criação de Programa Municipal das Escolas Cívico-Militares em Curitiba. De autoria da vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), a proposta pretende adotar um modelo de ensino semelhante ao aplicado pelo Governo do Estado do Paraná em mais de 300 escolas estaduais.

O projeto prevê dois núcleos principais. O civil seria o responsável pela administração pedagógica e pela gestão escolar, garantindo a qualidade do ensino e o cumprimento das diretrizes educacionais. Já o núcleo militar, composto por policiais militares ou guardas municipais, teria a função de acompanhar a organização escolar e coordenar atividades extracurriculares de caráter cívico-militar.

Segundo o projeto, que para ser aprovado precisa percorrer os trâmites da Câmara de Curitiba, o programa pretende aliar gestão educacional eficiente aos princípios de respeito, comprometimento e responsabilidade social, segundo a criadora do projeto.

Segundo o projeto, a implementação do modelo cívico-militar dependerá da aprovação da comunidade escolar por meio de consulta pública, que deverá contar com a participação de pais, alunos, professores e demais membros da unidade.

Quais escolas o projeto seria aplicado?

Segundo a proposta teria, prioridade as escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social, onde há maior necessidade de estrutura e segurança. O foco também estará na melhoria do desempenho acadêmico, priorizando unidades que apresentem dificuldades de aprendizagem.

“A implementação do programa em Curitiba contribuirá significativamente para o fortalecimento do sistema educacional municipal. Este projeto proporcionará a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, além de criar um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos estudantes”, explica a vereadora na apresentação do projeto na Câmara de Curitiba.

Se aprovado, o programa seria implantado pela Secretaria de Educação, em conjunto com a pasta da Defesa Social, prevê a proposta da vereadora. Foto: Divulgação/Rodrigo Fonseca/CMC

O que prevê o projeto das escolas municipais cívico-militares?

O programa será estruturado em dois núcleos principais. O núcleo civil será responsável pela administração pedagógica e pela gestão escolar, garantindo a qualidade do ensino e o cumprimento das diretrizes educacionais. Já o núcleo militar, composto por policiais militares ou guardas municipais, terá a função de acompanhar a organização escolar e coordenar atividades extracurriculares de caráter cívico-militar.

As atividades extracurriculares terão como objetivo o desenvolvimento de valores como civismo, dedicação, honestidade e respeito e serão definidas pela Secretaria de Educação, em articulação com a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). Além disso, a proposta prevê a implementação de um código de ética e conduta escolar, que estabelecerá normas de comportamento e responsabilidades para alunos, professores e toda a comunidade acadêmica.

Para garantir a eficácia do programa, será criada uma comissão específica de monitoramento e avaliação contínua. Essa comissão acompanhará a implementação das escolas cívico-militares e proporá ajustes sempre que necessário, garantindo que o modelo se adapte às necessidades locais. O financiamento do programa poderá ocorrer por meio de convênios, contratos de repasse, termos de cooperação e parcerias com entidades públicas e privadas, assegurando recursos para sua execução.

Em que pé está o projeto na Câmara de Curitiba?

Atualmente, o projeto aguarda a instrução técnica da Procuradoria Jurídica (ProJuris) da Câmara Municipal. Após esta fase, começará a tramitar pelas comissões temáticas. Caso seja aprovada pelo plenário e sancionada pelo Executivo, a lei entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial de Curitiba. A regulamentação será feita pela SME, em conjunto com a SMDT, que definirão as diretrizes pedagógicas e operacionais para a implementação do programa.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna

Receba Notícias no seu WhatsApp!

Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.

Participe dos Grupos da Tribuna

Fonte: Tribuna PR

Compartilhar esta notícia