Lula tem razão em sugerir às pessoas procurarem outros alimentos, diz Arminio | Brasil

O ex-presidente do Banco Central e fundador da Gávea Investimentos, Arminio Fraga, afirmou que não há milagre para reduzir inflação de alimentos e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava certo em pedir para as pessoas procurarem outros alimentos.

Antes de participar de aula magna da segunda turma do curso do IMPATech, ele disse que os preços de alimentação são mesmo voláteis, é difícil lidar com a questão e alertou para o risco de medidas pontuais, apesar de se colocar a favor de uma revisão generalizada das tarifas de importação.

“O presidente Lula apanhou quando falou para as pessoas procurarem outro alimento, mas ele tem razão, o preço dos alimentos varia. Ele não tem sido muito feliz em algumas declarações, mas isso está correto. É assim que o mercado funciona”, disse.

Armínio afirmou que a inflação de alimentos “é parte do mundo da inflação e não tem milagre”. Os preços variam de acordo com cotações internacionais, câmbio e fatores climáticos.

Sobre a redução de tarifas de importação de alguns alimentos que entrou em vigor na semana passada, Arminio alertou para o risco de medidas pontuais em investimentos.

“Há anos sou a favor de redução de tarifas de importação, mas não gosto de medidas pontuais porque dão a impressão de que vão resolver o problema a médio prazo. O certo seria uma revisão mais ampla”, notou.

O ex-presidente do BC Arminio Fraga, fundador da Gávea Investimentos — Foto: Tuane Fernandes/Bloomberg
O ex-presidente do BC Arminio Fraga, fundador da Gávea Investimentos — Foto: Tuane Fernandes/Bloomberg

Fonte: Valor

Compartilhar esta notícia