Morre George Foreman, lenda do boxe, aos 76 anos

O ex-pugilista George Foreman morreu nesta sexta-feira (21), aos 76 anos, nos Estados Unidos. Ele marcou época no boxe e foi campeão mundial dos pesos-pesados duas vezes, com uma diferença de mais de 20 anos entre uma e outra. O anúncio foi realizado através das redes sociais do atleta e não especificou a causa da morte.

“Nossos corações estão partidos. Com profunda tristeza, anunciamos o falecimento do nosso amado George Edward Foreman Sr., que partiu pacificamente em 21 de março de 2025, cercado por entes queridos. Um pregador devoto, um marido dedicado, um pai amoroso e um orgulhoso avô e bisavô, ele viveu uma vida marcada por fé inabalável, humildade e propósito. Um humanitário, um atleta olímpico e duas vezes campeão mundial dos pesos pesados, ele era profundamente respeitado — uma força para o bem, um homem de disciplina, convicção e um protetor de seu legado, lutando incansavelmente para preservar seu bom nome — para sua família. Somos gratos pela demonstração de amor e orações e pedimos gentilmente privacidade enquanto honramos a vida extraordinária de um homem que tivemos a bênção de chamar de nosso.”

Nascido em 10 de janeiro de 1949, Foreman conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de 1968, na ciodade do México, e foi campeão mundial dos pesos-pesados em 1973, aos 24 anos. Em 1994, aos 45 anos, ele se tornou o lutador mais velho a faturar o cinturão da categoria. Na ocasião, nocauteou o pugilista Michael Moorer, de 26 anos, no 10º round.

De 81 lutas, Foreman venceu 76, sendo 68 por nocaute. Junto de Muhammad Ali, Joe Frazier e Mike Tyson, é considerado um dos maiores pesos-pesados de todos os tempos. Foi foi nomeado o 25º melhor lutador dos últimos 80 anos pela revista ‘The Ring’ e o 20º melhor lutador de todos os tempos pelo canal de televisão ESPN.

Foreman, de 1,92 m, era apelidado de “Big George” e, depois da aposentadoria no boxe, virou um homem de negócios bem-sucedido. Tornou-se um rosto popular para o público das novas gerações, quando passou a dedicar-se à promoção de grelhas com seu nome na televisão. Além disso, era um ministro cristão ordenado que tinha sua própria igreja.

Foreman e Muhammad Ali protagonizaram uma das lutas mais hitóricas de todos os tempos. Durante o verão de 1974, Foreman viajou para o Zaire (hoje República Democrática do Congo) para defender seu título contra Ali. A luta foi conhecida como “The Rumble in the Jungle”, ou “A Luta na Selva”. Ele até era considerado favorito, mas Ali conseguiu a vitória por nocaute no 8º round. Esta foi a primeira derrota de Foreman, e Muhammad Ali permaneceria o único boxeador a derrotá-lo por nocaute.

O post Morre George Foreman, lenda do boxe, aos 76 anos apareceu primeiro em Bem Paraná.

Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia