Traduzido por
Helena OSORIO
Publicado em
9 de abril de 2025
Alexandre Vauthier deixou a maison de moda que fundou apenas sete meses depois de a varejista online californiana Revolve tê-la adquirido.

Um amigo próximo do estilista confirmou a sua saída, que ocorre 15 anos depois de Alexandre Vauthier ter lançado a sua marca em Paris.
A maison encontrava-se em dificuldades financeiras desde 2021, altura em que o Tribunal de Comércio de Paris iniciou um processo de administração judicial. Posteriormente, a empresa entrou em administração judicial em fevereiro de 2024.
Como resultado, a maison procurou compradores durante vários anos, um processo supervisionado pelo Tribunal de Comércio em um processo de licitação. O processo terminou em junho passado, quando a Revolve, com sede em Cerritos, Califórnia, adquiriu a casa de alta-costura sediada em Paris.
A Revolve não quis comentar sobre a saída de Vauthier, embora a fonte tenha dito que o couturier partiu com vários membros de sua equipe de design.
Ao comprar a grife, a Revolve já conhecia bem Vauthier, tendo vendido mais de 4 milhões de dólares em produtos Alexandre Vauthier aos seus clientes.
Descrevendo-se como “um site de moda da próxima geração para consumidores da Gen Y e da Gen Z”, a Revolve foi fundada em 2003 por Mike Karanikolas e Michael Mente. Quando a Revolve adquiriu o controle através de uma holding francesa chamada L.A. Rive Droite, o fundador Vauthier manteve apenas 20% do capital.
Como parte do acordo, a Revolve prometeu investir um total de 6 milhões de euros na maison de Alexandre Vauthier, cujo preço de compra foi de apenas 250.000 euros. A Revolve prometeu ainda “perpetuar o negócio da empresa sediada em Paris” e “construir uma marca global”, tirando partido da sua plataforma de comércio eletrônico, das suas capacidades de marketing e da sua base de clientes pré-existente, bem como da “vantagem da infraestrutura tecnológica da Revolve” e da sua comunidade de 2,6 milhões de clientes internacionais.
Nascido em Agen, no sudoeste da França, Vauthier é conhecido como um couturier altamente qualificado que aperfeiçoou a sua arte como estilista sênior na Thierry Mugler antes de se juntar a Jean-Paul Gaultier como diretor de design das suas coleções de alta-costura durante oito anos. Estreou a sua primeira coleção homônima em 2009 e, posteriormente, tornou-se uma maison oficial de alta-costura em 2014. Há uma década que faz parte do calendário oficial da Fédération de la Haute Couture et de la Mode (FHCM).
Famoso pelo seu sentido bravura do glamour francês de alta octanagem, Vauthier passou a vestir Madonna, Beyoncé, Miley Cyrus, Lady Gaga, Fanny Ardant e Monica Bellucci.
Deixou a sua empresa apenas três meses depois de ter apresentado a sua coleção de alta-costura, em janeiro, durante a última temporada de alta-costura em Paris. Vauthier parecia estar em plena forma, apresentando a sua coleção de primavera-verão 2025 nos suntuosos salões do Hôtel de la Monnaie, concentrando-se nos seus conhecimentos de alfaiataria numa coleção que incluía costumes de três peças, bem como casacos, calças quase largas que se encaixavam em botas de salto alto e vestidos drapeados que revelavam um ombro ou as costas.
Instalada em um elegante edifício em frente ao Palais de Tokyo, no 16.º Arrondissement, a maison de alta-costura Vauthier empregava cerca de 30 colaboradores. De acordo com as contas apresentadas ao Tribunal de Comércio de Paris, a marca registrou um volume de negócios de 12,7 milhões de euros no ano fiscal que terminou em 31 de março de 2023.
As coleções femininas de prêt-à-porter e de alta-costura, artigos de couro e calçado da maison eram vendidas através do seu site, bem como através da sua rede de varejistas multimarcas, como a cadeia Neiman Marcus nos Estados Unidos, a flagship da Mytheresa em Munique e a boutique parisiense Biondini, localizada em uma galeria na avenida dos Champs-Élysées.
A Revolve realiza cerca de 1 bilhão de dólares em vendas anuais e possui um portfólio com cerca de 20 marcas através da Alliance Apparel, que adquiriu em 2014.
Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.
Fonte: Fashion Network