O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que há uma “previsibilidade na economia” brasileira, o que tem atraído investimentos para o Brasil.
A declaração foi dada durante o Fórum Empresarial Brasil-Chile, em Brasília, evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Sociedad de Fomento Fabril (Sofofa). Ele aproveitou para dizer que é preciso que as relações comerciais com o Chile tenham “regras estabelecidas” e que não mudem “do dia pra noite”, numa referência ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que era contra o governo de Gabriel Boric.
Segundo Lula, este é o momento ideal para consolidar uma integração dos países da América do Sul nos mesmos moldes da União Europeia.
“Não podemos ser pegos de surpresa na América do Sul. A cada eleição, a cada presidente, desmancha tudo, não temos sequência na nossa integração e no nosso crescimento conjunto. Eu acho, Boric, que temos chance de consolidar a integração da América do Sul, porque se agirmos conjuntamente, teremos mais força [para crescer economicamente]”, destacou Lula, num evento que contou com a participação do presidente chileno.
Também durante o evento, Lula destacou a aprovação de diversos projetos durante este seu terceiro mandato no poder, mesmo não tendo maioria no Congresso Nacional. “Eu presido um país que tem 513 deputados e meu partido só tem 70 deputados. São 81 senadores e meu partido só tem 9 senadores. Mesmo nesse mundo politico, teoricamente adverso, nós aprovamos mais projetos que os meus antecessores”, afirmou o presidente brasileiro, destacando, entre eles, a reforma tributária do consumo.
Lula ainda destacou novamente o crescimento brasileiro acima de 3% ao ano nos últimos dois anos. “Não tenho preferência sobre qual setor da economia fará o PIB crescer, quero que todos cresçam”, disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/g/x/tNz8j6SIuU4MFeIIKGTg/presidente-da-republica-luiz-inacio-lula-da-silva-discursa-no-forum-empresarial-brasil-chile-no-auditorio-da-confederacao-nacional-da-industria-cni-em-brasilia-ricardo-stuckert-pr.jpg)
Fonte: Valor