O Athletico Paranaense perdeu por 2 a 1 para o Novorizontino, nessa quinta-feira (dia 24) à noite, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, pela 5ª rodada da Série B. Com o resultado, o Furacão ficou provisoriamente na liderança da competição, com 9 pontos, e pode perder posições até o término da rodada. A equipe paulista segue invicta, com duas vitórias e três empates, figurando na 4ª colocação, também com 9 pontos, mas atrás em critérios de desempate.
Na próxima rodada, o Athletico recebe na Ligga Arena o Botafogo-SP, em 4 de maio (um domingo). Antes disso, em 1º de maio, vai a Joinville enfrentar o Brusque, pela Copa do Brasil.
- PODCAST SUL: Novorizontino 2×1 Athletico | Quatro meses de trabalho sem um grande jogo
- ATUAÇÕES: Palacios decepeciona e Renan Peixoto é o destaque do Athletico
- ‘Não tenho dúvidas que vamos subir e brigar pelo título’, diz Barbieri
Técnico
Maurício Barbieri completou 22 jogos no comando do Athletico, agora com 12 vitórias, 6 empates e 4 derrotas.
Novo artilheiro
O centroavante Renan Peixoto chegou a três gols em cinco jogos na Série B e é o novo artilheiro do Athletico na competição, superando Alan Kardec (dois gols em cinco partidas).
Escalação
O técnico Maurício Barbieri decidiu repetir a escalação, mantendo o volante Raul e o ponta Kevin Velasco no banco. Ficaram de fora, em recuperação, o lateral-direito Dudu e os pontas Leozinho e Julimar.
Reforço
O único reforço contratado pelo Athletico para 2025 que ainda não estreou é o volante Fabrizio Peralta, 22 anos. O paraguaio ficou no banco nessa quinta-feira e não entrou na partida.
Esquema tático
Barbieri vinha usando o esquema tático 4-2-3-1 como base. Dessa vez, mudou para o 4-1-4-1, com Falcão como único volante. A linha de quatro tinha Felipinho e Zapelli centralizados, além de Luiz Fernando e Isaac pelos lados do campo, como extremos. O centroavante era Alan Kardec. Clique aqui para saber mais sobre os esquemas táticos do Furacão.
Novorizontino
O Novorizontino, do técnico Umberto Louzer, veio no 3-4-3, com Matheus Frizzo como centroavante, entre os pontas Robson e Waguininho. As baixas eram os zagueiros Renato Palm e César Martins, o volante Jean Irmer (ex-Paraná Clube) e os atacantes Vitinho e Airton Moisés.
Primeiro tempo
O jogo começou com pressão total do Novorizontino. Aos 6 minutos, Robson (ex-Coritiba) saiu lesionado. Entrou o ponta Pablo Dyego. O gol do time paulista saiu já aos 10 minutos, em jogada ensaiada de cobrança de falta. Frizzo rolou para Igor Formiga, que chutou. A bola desviou na zaga e sobrou para Palbo Dyego fazer a 1 a 0. O Athletico esboçou uma reação a partir dos 20 minutos, mas pouco criou. O Novorizontino chegou mais duas vezes com perigo. Aos 36, Waguininho saiu na cara do gol e chutou no canto, mas o goleiro Mycael fez uma defesa milagrosa.
Gol anulado
Aos 23, o Athletico teve gol anulado por impedimento. Na jogada, Felipinho deu belo passe para Luiz Fernando, na área. Ele fintou um e chutou no canto. A imagem da TV falhou nesse momento da transmissão e deixou dúvida sobre a decisão.
Mudanças no intervalo
No intervalo, Barbieri fez três alterações, colocando o atacante Tevis, o meio-campista Patrick e o centroavante Renan Peixoto. Eles entraram nos lugares de Isaac, Felipinho e Alan Kardec. Tevis ficou aberto pelo lado esquerdo e o 4-1-4-1 foi mantido.
Segundo tempo
O Athletico voltou com tudo e colocou uma bola na trave já aos 30 segundos, quando Luiz Fernando cruzou e Tevis finalizou de cabeça. A pressão continuou e o empate veio aos 18, em cruzamento de Hayen Palacios, desvio de Luiz Fernando e chuta de Renan Peixoto. Aos 23, mais uma substituição, com a saída de Falcão para a entrada do volante Raul. O jogo ficou equilibrado e o Novorizontino fez 2 a 1 aos 28 minutos, em jogada de Oayama para finalização de Pablo Dyego.
Expulsão no fim
Aos 36, o lateral Hayen Palacios atingiu com o cotovelo Patrick Brey, levou o 2º cartão amarelo no jogo e acabou expulso. O Athletico ficou com um jogador a menos. Aos 38, saiu Luiz Fernando e entrou o ponta Kevin Velasco, mas já era tarde para uma reação.
Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 57% de posse de bola, 13 finalizações (6 no gol) e 15 faltas cometidas. O Novorizontino somou 18 arremates (4 certos) e 11 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.
- NOVORIZONTINO 2×1 ATHLETICO
- Novorizontino: Airton; Dantas, Rafael Donato e Patrick; Igor Formiga (Rodrigo Soares), Luís Oyama (Fábio Mateus), Marlon e Patrick Brey; Waguininho, Matheus Frizzo (Nathan Fogaça) e Robson (Pablo Dyego, depois Lucca). Técnico: Umberto Louzer
- Athletico: Mycael; Hayen Palacios, Habraão, Léo e Esquivel; Falcão (Raul) e Felipinho (Patrick); Luiz Fernando (Kevin Velasco), Zapelli e Isaac (Tevis); Alan Kardec (Renan Peixoto). Técnico: Barbieri
- Gols: Pablo Dyego (10-1º e 28-2º) e Renan Peixoto (18-2º)
- Expulsão: Hayen Palacios (36-2º)
- Cartões amarelos: Zapelli (A).
- Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
- Público: 676 pagantes
- Local: Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte
- PRINCIPAIS LANCES
- Primeiro tempo
- 7 – Depois de escanteio, Patrick Brey pega rebote fora da área e chuta no canto. Mycael espalma.
- 10 – Gol do Novorizontino. Falta na direita. Frizzo rola para Igor Formiga, que chuta. A zaga desvia e a bola sobra na área para Pablo Dyego chutar.
- 23 – Falcão rouba. Felipinho dá belo passe para Luiz Fernando, na área. Ele finta um e chuta no gol. Anulado por impedimento.
- 25 – Luiz Fernando chuta de longe. O goleiro segura.
- 36 – Igor Formiga parte livre e enfia para Waguininho, que sai na cara do gol e chuta. Mycael faz um milagre e salva com o pé.
- 39 – Marlon chuta do bico da área. A bola passa perto, ao lado.
- Segundo tempo
- 1 – Luiz Fernando cruza e Tevis cabeceia a bola na trave.
- 8 – Palacios cobra lateral direto pra área. Renan Peixoto desvia de cabeça e Tevis chuta sobre o gol.
- 10 – Zapelli lança. Luiz Fernando recebe na área, gira e chuta. O goleiro segura.
- 18 – Gol do Athletico. Palacios cruza. Luiz Fernando desvia de cabeça e Renan Peixoto chuta no canto.
- 25 – Patrick Brey chuta de fora da área. A bola passa perto.
- 28 – Gol do Novorizontino. Oyama recebe nas costas de Léo e cruza rasteiro. Na cara do gol, Pablo Dyego chuta e marca.
O post Athletico perde para o invicto Novorizontino em jogo com novo artilheiro e expulsão apareceu primeiro em Bem Paraná.
Fonte:Bem Paraná