O terceiro filho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fechou um acordo envolvendo uma empresa estatal do Catar pouco antes da visita do pai ao país, informa o “Financial Times”. Erick Trump viajou para o Golfo semanas antes de uma visita do presidente americano enquanto a família expande seus negócios na região.
Na quarta-feira, a Trump Organization, da qual ele é um dos executivos junto com os irmãos Ivanka e Donald Jr., fechou um acordo com a construtora saudita Dar Global para licenciar o nome Trump para um clube de golfe e residenciais de luxo ao norte de Doha, que são parte de um empreendimento liderado pela empresa estatal do Catar, Qatari Diar.
A Trump Organization e a Dar Global também inauguraram esta semana o Trump International Hotel and Tower, de 80 andares, em Dubai.
Embora os filhos de Trump administrem a empresa, os acordos marcam uma mudança em relação ao primeiro mandato do presidente americano, quando seu grupo imobiliário familiar se absteve de iniciar novos projetos.
A mudança alimenta preocupações de que a família do presidente possa se beneficiar financeiramente de negócios em países com os quais os EUA têm relações próximas, inclusive na defesa.
O filho do presidente está visitando os Emirados Árabes Unidos pela terceira vez em 10 meses. A empresa familiar também está planejando um clube de golfe e residenciais em Omã, além de uma torre em Jidá, a segunda maior cidade da Arábia Saudita.
Antes da vitória eleitoral de seu pai, ele disse ao “Financial Times” que a empresa da família pretendia continuar fazendo negócios na região, mas negou qualquer conflito de interesses caso Trump fosse eleito, dizendo que a empresa não lidava diretamente com governos.
Eric Trump estava acompanhado no palco de uma conferência nesta quinta-feira por Zach Witkoff, cofundador da empresa de criptomoedas World Liberty Financial e filho do enviado diplomático de Trump, Steve Witkoff, que foi encarregado de liderar as negociações de paz no Oriente Médio e na Ucrânia. Zach Witkoff disse na conferência que “estamos viajando pelo mundo e nos reunindo com governos”.
O presidente dos EUA tem visita marcada para a Arábia Saudita, o Catar e os Emirados Árabes Unidos ainda este mês.
Fonte: Valor