Janja vai à Rússia e visita pontos turísticos; Planalto diz que convite veio do Kremlin | Brasil

A primeira-dama Janja da Silva desembarcou neste sábado (3) em Moscou, na Rússia. De acordo com a agenda oficial, ela chegou à capital russa às 5h10 (horário local) e visitou o Kremlin, complexo histórico que abriga a sede do governo e a residência oficial do presidente Vladimir Putin. De acordo com o Planalto, a visita foi a convite do governo russo.

Janja embarcou nesta sexta-feira (2) para Moscou, cinco dias antes da comitiva presidencial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que só deve seguir para Rússia no dia 7 e chegar ao país dia 8. O motivo da visita é a comemoração dos 80 anos do Dia da Vitória, em 9 de maio. O calendário marca a vitória das tropas da União Soviética e demais países aliados contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

“A primeira-dama Janja Lula da Silva integra a comitiva brasileira com destino à Rússia. Além de acompanhar a agenda oficial do presidente Lula no país e a Cerimônia de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, ela cumprirá uma série de agendas entre os dias 3 e 8 de maio”, informou uma nota divulgada pelo Planalto.

Segundo o texto, a convite do governo russo Janja irá visitar diversos locais de importância histórica e cultural para o país, como o Teatro Bolshoi, o Kremlin de Moscou, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial, uma das mais antigas da Europa, fundada em 1744.

Também a convite das autoridades russas, a primeira-dama seguirá para São Petersburgo, considerada a capital cultural da Rússia. Lá, ela se reunirá com professores e estudantes dos cursos de Português e Relações Internacionais da Universidade Estatal de São Petersburgo.

A partir do dia 8 de maio, com a chegada do presidente Lula a Moscou, a primeira-dama o acompanha em todos os eventos oficiais.

Fonte: Valor

Compartilhar esta notícia