Kering nomeia Federico Arrigoni como CEO da Brioni

Publicado em



6 de maio de 2025

A dança das cadeiras está de volta com força total na Kering. O grupo francês de luxo anunciou mudanças na gestão de duas marcas: o vice-CEO da Saint Laurent, Federico Arrigoni, assume o comando da marca masculina Brioni, e substitui Mehdi Benabadji, que assume a gestão da fábrica Ginori 1735.

Federico Arrigoni, novo CEO da Brioni
Federico Arrigoni, novo CEO da Brioni – Kering

À frente da Brioni, a missão de Federico Arrigoni será “consolidar ainda mais o posicionamento global da marca e aumentar sua atratividade e sucesso”.

“Estou orgulhoso de ver Federico se tornar CEO da Brioni. Tenho certeza de que seu profundo conhecimento do setor e sua sólida experiência internacional o tornam o candidato ideal para liderar a Brioni na próxima etapa de seu desenvolvimento, com base na notável história e nas conquistas da maison“, declarou em comunicado Francesca Bellettini, vice-CEO da Kering, responsável pelo desenvolvimento de grifes, a quem ele se reportará e que o conhece desde o período em que trabalhou na Saint Laurent, onde era diretora.

Ingressando no grupo francês em 2006, vindo da Gucci, o gestor italiano trabalhou principalmente na Saint Laurent desde 2015, primeiro como diretor de recursos humanos, setor onde também trabalhou na Gucci, e depois ocupando cargos internacionais importantes, como presidente da região Ásia-Pacífico em 2020, combinando também, um ano depois, com a gestão comercial, antes de ser promovido em julho de 2023 a vice-gerente geral da marca parisiense.

Anteriormente, Federico Arrigoni começou sua carreira na Decathlon em 1996, onde ocupou cargos de crescente responsabilidade na distribuição. Em 2002, ele se juntou à rede de restaurantes de rodovias Autogrill como gerente de recursos humanos. Dois anos depois, em 2004, ele entrou para o setor de luxo, assumindo o cargo de diretor europeu de recursos humanos da Dolce & Gabbana.

Mehdi Benabadji assume o comando da Ginori 1735
Mehdi Benabadji assume o comando da Ginori 1735 – Brioni

Mehdi Benabadji, que lidera a Brioni desde 2020, “trará para a Ginori 1735 sua sólida experiência em transformação estratégica e desenvolvimento internacional”, destacou a Kering, que relembrou como, sob sua liderança, “a Brioni realizou uma reorganização operacional bem-sucedida e vivenciou uma forte dinâmica de crescimento, fortalecendo sua posição no cenário de prêt-à-porter masculino de luxo”.

Ele se reportará a Jean-Marc Duplaix, vice-diretor administrativo e diretor de operações do grupo. Ele será responsável por levar o histórico fabricante de porcelana florentina “para sua próxima fase de expansão e elevar ainda mais sua posição no segmento de decoração e estilo de vida de alto padrão”.

Antes de assumir a Brioni, Mehdi Benabadji, que ingressou na Kering em 2003, subiu na hierarquia, ocupando vários cargos de gestão entre 2012 e 2019, incluindo o de diretor de operações, responsável pelas atividades industriais e de logística integrada do grupo. Formado pela ESSEC, o gestor iniciou sua carreira profissional em 1995 como consultor, trabalhando por oito anos em diversas marcas de luxo antes de se juntar ao grupo liderado por François-Henri Pinault.
 

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia