Atendimentos nas UPAs de Londrina disparam e refletem sobrecarga no sistema público de saúde

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Sabará e Centro-Oeste, em Londrina, registraram uma média de 1.200 atendimentos diários ao longo do mês de abril, conforme levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O dado confirma uma tendência de crescimento contínuo na procura pelos serviços de urgência e emergência na rede pública municipal.

De acordo com Cleiton José Santana, diretor de Urgência e Emergência da SMS, o aumento expressivo da demanda teve início durante a pandemia de Covid-19, período em que parte significativa da população migrou do setor privado para o Sistema Único de Saúde (SUS), pressionando ainda mais a estrutura pública.

Ainda segundo ele, entre 5% e 10% dos atendimentos realizados são de pacientes oriundos de outros municípios, o que reforça o impacto regional sobre o sistema de saúde da cidade. Atualmente, cada UPA conta com oito clínicos gerais e um ortopedista no período das 7h às 0h59, e com quatro clínicos e um ortopedista entre 1h e 6h59. Em dias de maior movimento, as equipes podem ser reforçadas para contar com até nove clínicos.

O post Atendimentos nas UPAs de Londrina disparam e refletem sobrecarga no sistema público de saúde apareceu primeiro em Bem Paraná.

Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia