Temporada da moda masculina de Paris celebra regresso da Saint Laurent e estreia da Kartik Research

Traduzido por

Estela Ataíde

Publicado em



23 de maio de 2025

No próximo mês, a temporada de desfiles de moda masculina de Paris irá celebrar o regresso da Saint Laurent, juntamente com outras cinco marcas de referência, durante uma semana que contará também com a estreia da muito em voga Kartik Research. A próxima temporada parisiense da moda masculina decorrerá entre terça-feira, 24 de junho, e domingo, 29 de junho.

Modelos na apresentação da coleção primavera-verão 2025 da Kartik Research durante a Paris Fashion Week
Modelos na apresentação da coleção primavera-verão 2025 da Kartik Research durante a Paris Fashion Week – Photo Credit: Valerio Mezzanotti

A Saint Laurent regressa à temporada oficial da moda masculina de Paris após várias temporadas de ausência. A maison organizou deliberadamente o seu último desfile de moda masculina durante a temporada de alta-costura parisiense, no final de janeiro. Nos últimos anos, a marca tem frequentemente negligenciado Paris para apresentar as suas coleções em locais tão diversos como Itália e Estados Unidos.
 
A Saint Laurent, propriedade da Kering, apresentará o seu desfile na terça-feira de abertura, três horas antes da Louis Vuitton, a marca da LVMH que é a maior marca de luxo. De acordo com o calendário provisório divulgado na sexta-feira pela Fédération de la Haute Couture et de la Mode (FHCM), o órgão máximo da moda francesa, esta temporada de seis dias contará ainda com as estreias de Craig Green, Dries Van Noten, Etudes Studio e Wales Bonner.

Outra grande estreia será a da IFM, a prestigiada escola de moda parisiense, que apresentará o seu primeiro desfile conjunto como parte do calendário masculino. A temporada contará ainda com as estreias em França de Camiel Fortgens, Camperlab e P.Andrade. Quatro outras marcas regressarão à temporada francesa com apresentações em direto: Bed J.W. Ford, Bode, Mr. Saturday e Namesake.
 
No total, o calendário oficial inclui 40 desfiles e 30 apresentações.

Designs da coleção do estudantes da IFM Art Masters, apresentada durante a Paris Fashion Week
Designs da coleção do estudantes da IFM Art Masters, apresentada durante a Paris Fashion Week – Courtesy

A Sphere, incubadora de moda apoiada pela FHCM e instalada no Palais de Tokyo, apresentará dois novos talentos, Mouty e Victor Clavelly, enquanto outras cinco marcas regressarão: Cachí, La Cage, C.R.E.O.L.E., Lazoschmidl e Ouest Paris.
 
Podemos contar com seis dias frenéticos com desfiles de grandes marcas como Dior Homme e Hermès, marcas vanguardistas de renome como Comme des Garçons, Yohji Yamamoto e Rick Owens, e marcas populares como Willy Chavarria, AMI e Kolor.
 
Enquanto Paris se prepara para mais uma temporada repleta de moda masculina internacional e de vanguarda, estivemos à conversa com Pascal Morand, presidente executivo da FHCM, para discutir a posição única de Paris no ecossistema da moda.

Pascal Morand, presidente executivo da Fédération de la Haute Couture et de la Mode, na Paris Fashion Week
Pascal Morand, presidente executivo da Fédération de la Haute Couture et de la Mode, na Paris Fashion Week – Courtesy

FashionNetwork.com: Por que acha que Paris mantém um apelo tão forte junto dos designers e das casas de moda?
Pascal Morand: O apelo da Paris Fashion Week deve-se a vários fatores. Em primeiro lugar, decorre da presença das maisons mais emblemáticas, bem como de marcas emergentes promissoras. Estas marcas operam no centro de um ecossistema que reúne um vasto leque de competências: jornalistas, compradores, gabinetes de imprensa, produtores, influenciadores, modelos, maquilhadores, cabeleireiros, para não falar de toda a comunidade criativa — artistas plásticos, fotógrafos, realizadores, músicos, etc.
 
A Fédération e a sua comissão executiva estão ativamente empenhados no sucesso deste evento multifacetado. Zelam pela solidez do Calendário Oficial, a verdadeira espinha dorsal da fashion week, que beneficia do apoio de Parceiros Oficiais. A Fédération organiza ainda, com um elevado grau de seletividade, a seleção dos convidados através de comissões que se renovam a cada temporada.
 
Outro fator determinante reside na aura histórica de Paris, uma cidade desde sempre aberta às artes e aos talentos de todo o mundo. Por fim, a dinâmica económica e cultural de Paris reforça o alcance da fashion week, que é simultaneamente um grande evento artístico e um espaço estratégico para o intercâmbio económico.

FN: Quais os desfiles que está mais ansioso por ver?
PM: A força e a riqueza da Paris Fashion Week residem precisamente na diversidade da sua oferta, nas suas visões criativas e nas identidades que reúne – das grandes maisons aos designers emergentes. Entre os novos participantes desta temporada estão a Kartik Research no formato de desfile, bem como Camiel Fortgens, Camperlab e P.Andrade nas apresentações. O Calendário Oficial provisório acolhe ainda o regresso de Saint Laurent, Craig Green, Dries Van Noten, Études Studio e Wales Bonner.
 
FN: Nos últimos anos, tem havido tantas apresentações como desfiles de moda masculina. Conseguiram aumentar a proporção de desfiles nesta temporada?
PM:Atualmente, observamos uma grande vitalidade, quer em termos de desfiles, quer de apresentações. A questão não é aumentar o número de desfiles, mas sim encontrar o formato mais adequado a cada marca. Desde a pandemia, as apresentações e os desfiles foram combinados num único calendário. Como resultado, algumas marcas optam por apresentar as suas coleções em formato de apresentação, um formato que por vezes pode adequar-se melhor à sua visão criativa.
De qualquer forma, o equilíbrio entre desfiles e apresentações é rigorosamente monitorizado pela Comissão da Moda Masculina.

FN: Que novas medidas introduziu a FHCM para apoiar os jovens designers?
PM: A Fédération segue uma política de eficácia comprovada. A cada temporada, oferece assistência financeira aos jovens designers, graças ao apoio contínuo do DEFI às marcas francesas e através do seu Fundo de Apoio às marcas internacionais emergentes.
Tal como acontece com todas as temporadas, o showroom da Sphere Paris Fashion Week será realizado no Palais de Tokyo, de quarta-feira, 25 de junho, a domingo, 29 de junho. Duas novas chegadas – Mouty e Victor Clavelly – vão juntar-se a cinco marcas já presentes em temporadas anteriores: CACHÍ, C.R.E.O.L.E, La Cage, Lazoschmidl e Ouest Paris.
Além disso, a Fédération está a reforçar o seu apoio aos jovens designers, ajudando-os a encontrar locais para os seus desfiles ou apresentações a preços acessíveis. A questão dos locais dos desfiles está a tornar-se um desafio crescente, e a Fédération pretende desempenhar um papel facilitador.
Por último, apoia as jovens marcas organizando sessões de formação dedicadas, aproveitando a expertise das suas equipas, bem como o envolvimento de especialistas externos e parcerias profissionais.
 
FN: Atualmente, há muitas vezes mais fãs do lado de fora dos desfiles do que profissionais no interior.
PM: Estamos cientes do número crescente de espectadores no exterior dos desfiles, o que reflete a crescente escala e interesse da Semana da Moda de Paris, a força dos seus desfiles, a presença de celebridades de renome internacional e o interesse de um público mundial. Trabalhamos em estreita colaboração com as autoridades policiais para garantir a segurança dos desfiles e dos seus arredores. Comunicamos também com as maisons sobre a importância da segurança nos locais dos desfiles e fornecemos-lhes um guia das melhores práticas de segurança e proteção.

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia