Publicado em
4 de julho de 2025
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica), o setor óptico tem espaço para expandir suas operações no e-commerce. Em 2024, o setor registrou R$ 27 bilhões em vendas, ante R$ 26 bilhões no exercício anterior, mas apenas cerca de 13% das vendas de armações para óculos de grau e de sol foram feitas pela Internet.

Segundo a pesquisa, para aqueles que compram pelas plataformas de comércio eletrônico, as motivações são preço e promoções. Por outro lado, o frete é a principal barreira, seguido pela possibilidade de sofrer golpe ou fraude.
“A praticidade e a agilidade que a internet oferece para o consumidor comparar preços e marcas é uma realidade que deve ser utilizada pelas empresas para criar um ambiente com experiência estimulante”, afirma Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica.
“Atuar nas plataformas de comércio eletrônico é uma forma de levar seus produtos onde fisicamente a empresa não está”, diz a diretora executiva, que completa: “Há espaço para crescer, por exemplo, em óculos de grau se a plataforma de e-commerce da empresa souber resolver as barreiras técnicas e emocionais, como ajustes de grau e encaixe no rosto”.
Atualmente, o setor é composto por 800 empresas distribuidoras que abastecem 71.226 pontos de venda espalhados por todo o Brasil. Além de armações para óculos de grau e óculos solares, o setor vende pela internet lentes de contato, produtos de limpeza de óculos e acessórios para óculos.
Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.
Fonte: Fashion Network