
Linda Yaccarino não é mais CEO do X. A executiva anunciou a saída do cargo nesta quarta-feira (09/07), pouco mais de dois anos depois de assumir a direção da rede social, na época, ainda sob o nome Twitter. O motivo não ficou claro, mas a decisão parece ter relação com possíveis discordâncias com relação à xAI.
A xAI é uma empresa focada em inteligência artificial criada por Elon Musk em julho de 2023. O seu principal produto é a ferramenta de IA generativa Grok que, não por acaso, funciona de modo integrado ao X (embora também possa ser acessada diretamente).
Em março deste ano, Elon Musk anunciou que a xAI assumiria integralmente o X. Mas esse fator, por si só, parece não ter sido decisivo para a saída de Yaccarino.
O que pode ter pesado para a decisão foi o fato de, recentemente, o Grok ter gerado respostas antissemitas a perguntas de usuários. Isso ocorreu depois de Musk ter revelado que a ferramenta havia sido aprimorada e que os usuários notariam a diferença ao fazer novas perguntas à IA.
É como se o Grok tivesse se tornado mais “politicamente incorreto”. As respostas problemáticas foram removidas, mas, horas depois, Yaccarino anunciou a sua saída. Vem daí a associação de um fato com o outro, embora também exista a possibilidade de a decisão ter tido outra motivação.


O que Linda Yaccarino disse em sua despedida?
Yaccarino usou o próprio X para anunciar a saída do cargo de CEO da rede social. Parte da mensagem publicada por ela diz:
Depois de dois anos incríveis, decidi deixar o cargo de CEO do X.
Quando @elonmusk e eu conversamos pela primeira vez sobre sua visão para o X, eu sabia que seria uma oportunidade única de realizar a missão extraordinária desta empresa.
Sou imensamente grata a ele por me confiar a responsabilidade de proteger a liberdade de expressão, reerguer a empresa e transformar o X no Everything App [um super app].
Linda Yaccarino
Elon Musk respondeu à postagem com um simples “obrigado por suas contribuições”.
Linda Yaccarino havia assumido o posto de CEO do X em maio de 2023, pouco tempo depois de Elon Musk adquirir a rede social que, até então, era chamada de Twitter.
Com informações de Wired
Fonte: Tecnoblog