
Resumo
- O Microsoft Teams recebeu novas funções, incluindo threads em conversas e automação de tarefas com emojis.
- Agora, o Teams permite discussões paralelas com “Tópicos Seguidos”, enquanto emojis, atalhos e comandos podem ser personalizados.
- As melhorias já estão disponíveis para todos os usuários pelo programa Public Preview para desktop e dispositivos móveis.
O Microsoft Teams está recebendo uma nova leva de funcionalidades para melhorar a organização de conversas e aumentar a produtividade dos usuários. As novidades incluem uma opção de conversas em formato de threads dentro dos canais, a capacidade de iniciar tarefas com reações de emojis e outras opções de personalização.
As atualizações são parte da estratégia da Microsoft de incorporar agentes inteligentes e IA generativa ao fluxo de trabalho. Por enquanto, as novidades estão disponíveis para todos os usuários no programa Public Preview do Microsoft Teams, em desktops e dispositivos móveis.
Quais as novidades?


Quem usa o Teams em ambientes de trabalho muito dinâmicos conhece o cenário: acúmulo de discussões e mensagens importantes ofuscadas. Para resolver isso, o programa agora permite criar tópicos a partir de uma mensagem. O Slack, um dos principais concorrentes do Teams, já disponibiliza a função há bastante tempo.
Com a funcionalidade, os usuários podem seguir uma discussão paralela dentro do canal sem se perder no fluxo geral da conversa, o que mantêm o contexto e a organização dentro do chat para que decisões e discussões relevantes não se percam.
A atualização também adiciona os “Tópicos Seguidos” (Followed Threads), que reúne em um só lugar todas as threads que o usuário iniciou, respondeu, foi mencionado ou escolheu seguir. O objetivo é reduzir o tempo de procura por mensagens em diferentes canais.


O acesso ao recurso começa na configuração dos canais, que agora oferece dois layouts distintos: o tradicional “Posts”, que ainda pode ser ideal para comunicados gerais, e o novo “Threads”, que facilita debates colaborativos com vários tópicos rolando simultaneamente. Existe a possibilidade de alternar entre os modos sem perda de dados, segundo a Microsoft.
A nova estrutura de threads, que será disponibilizada para todas as plataformas que suportam o aplicativo, também é compatível com bots, aplicativos, reuniões agendadas e o modo “reunir agora”.
🤖 Emojis que automatizam tarefas
Outro recurso que chega com a mais nova atualização é a automatização de tarefas com emojis. Basta reagir a uma mensagem com um emoji específico para ativar um fluxo de trabalho configurado previamente no app Workflows, como no exemplo abaixo:


Os usuários podem usar a funcionalidade em diversas ações repetitivas. Alguns exemplos são:
- Reagir com ❗ para criar automaticamente um chamado de suporte;
- Usar o 👀 para encaminhar uma mensagem para um canal específico.
Anteriormente, a Microsoft também liberou o suporte a múltiplas reações por mensagem, recurso que funciona integrado aos emojis personalizados.
Com a nova atualização, usuários também ganham atalhos de teclado personalizáveis, possibilitando reconfigurar ações como “iniciar uma nova conversa” ou “selecionar microfone” com comandos mais intuitivos para cada usuário. Quem já tem uma rotina em outros apps pode ativar a configuração diretamente no menu de atalhos.
Além disso, os comandos de barra “/” (slash commands) também mudaram. Agora, eles aceitam entradas em múltiplos passos, como escolher um GIF, acessar rapidamente um canal ou iniciar fluxos automatizados sem sair do chat.
Com informações da Microsoft e XDA Developers
Fonte: Tecnoblog