10 receitas diferentes para você » STEAL THE LOOK

Incluir um tratamento caseiro para pele oleosa na sua rotina de cuidados pode ser a saída necessária para você conseguir equilibrar a produção excessiva de oleosidade na pele. Com ingredientes acessíveis, como mel, óleo de coco, camomila, açúcar, abacate e argila verde, você pode intercalar as receitas caseiras com os produtos tradicionais e alcançar, como resultado, uma pele mais equilibrada e saudável, bem hidratada, sem acne e com poros fechadinhos

Confira aqui embaixo 10 opções de tratamento caseiro para pele oleosa entre esfoliantes, máscaras e um tônico natural, e escolha o melhor para o seu dia a dia. 

Rosto sorridente com pele brilhante, depois de tratamentos caseiros para pele oleosa

Foto: @jenncollins (Reprodução/Instagram)

10 receitas caseiras para pele oleosa

É do time que curte apostar nas receitas caseiras para os cuidados de beleza? Confira estas 10 opções de máscaras, esfoliantes e tonificantes que você pode fazer com diferentes ingredientes em casa e que prometem ser incríveis para a sua pele! 

esfoliantes caseiros para pele oleosa

esfoliante de aveia, própolis e óleo de coco

Os esfoliantes para pele oleosa são ótimos para ajudar a eliminar as células mortas da pele e a desobstruir os poros, consequentemente, deixando a pele mais seca e os poros com a aparência mais fechadinha. Em suas versões feitas em casa, os esfoliantes geralmente têm ação suave e funcionam sem agredir a pele. Aqui, a responsável por este efeito é a aveia em flocos finos. Além dela, o própolis combate bactérias e inflamações e o óleo de coco hidrata profundamente, tem ação reparadora e também é anti-inflamatório e antibacteriano. Este esfoliante pode ser usado uma vez por semana. Veja como esfoliar seu rosto da maneira correta!

Para fazer, misture: 

– 1 colher de sopa de aveia em flocos finos;

– 1 colher de chá de própolis;

– 1 colher de chá de óleo de coco. 

Quando os ingredientes formarem uma pasta, aplique no rosto em movimentos circulares, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo) e, depois, enxágue com água fria ou morna. 

esfoliante de fubá com mel

O esfoliante de fubá segue a mesma lógica do anterior: esfoliar o rosto de forma leve, sem agredir a pele. O mel é um hidratante natural poderoso e também tem propriedades antibacterianas e, enquanto isso, o fubá é uma farinha fina e leve, com ação esfoliante. Essa misturinha também pode ser usada até uma vez por semana. 

Para fazer, misture: 

1 colher de sopa de fubá;

– 1 colher de sopa de mel. 

Aplique no rosto úmido em movimentos circulares suaves e enxágue logo depois. 

Mulher fazendo rotina de skincare para pele oleosa e um tratamento caseiro de esfoliação está aplicado em seu rosto

Foto: Os esfoliantes devem fazer parte do skincare de pele oleosa (Reprodução/Pinterest)

esfoliante de amêndoas com melado de cana

As amêndoas também funcionam como ótimos esfoliantes naturais porque são ricas em vitamina E, que promove a renovação celular. Assim como o mel, o melado de cana também é altamente hidratante e, juntos, os dois ingredientes formam um tratamento caseiro para pele oleosa incrível. Esta receita pode ser usada no rosto uma vez a cada duas semanas. 

Para fazer, misture: 

1 colher de chá de amêndoas trituradas;

– 1 colher de chá de melado de cana. 

Passe no rosto com movimentos circulares leves, principalmente na testa e nas bochechas. Enxágue com água fria ou morna.

Mulher com pele brilhante e oleosa, cabelo úmido, inclinada sobre o braço em ambiente ensolarado.

Foto: Use o tonificante para limpar profundamente e fechar os poros (Reprodução/Pinterest)

tonificante caseiro para pele oleosa

tonificante de camomila, óleo de rosa mosqueta e hortelã

Um tonificante natural pode ser a solução para os dias em que a pele está mais sensível e irritada, como acontece depois da exposição ao sol, por exemplo. Este tratamento caseiro para pele oleosa feito com chá de camomila, óleo de rosa mosqueta e hortelã dura até 3 dias na geladeira e tem ação calmante, adstringente, anti-inflamatória e ainda ajuda a prevenir manchinhas. O tonificante pode ser usado duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. 

Para fazer, misture: 

– 100 ml de chá de camomila gelado;

– 3 gotas de óleo de rosa mosqueta;

– 5 folhas de hortelã amassadas. 

Na hora da aplicação, use um algodão limpo e espere secar antes de continuar com as outras etapas da rotina de skincare. 

Mulher de pele brilhante e saudável depois de tratamentos caseiros para pele oleosa

Foto: Camila Mendes (Reprodução/Pinterest)

máscaras caseiras para pele oleosa

máscara de tomates com açúcar mascavo

As máscaras de ação prolongada também podem ser feitas por meio de tratamentos caseiros e, de vez em quando, com ingredientes nada previsíveis, como o tomate. Ele é rico em vitamina C e antioxidantes que ajudam a melhorar a textura da pele, reduzindo a oleosidade e fechando poros dilatados. O açúcar mascavo, por sua vez, é responsável por uma esfoliação leve neste cenário. 

Para fazer, misture: 

– 1 tomate pequeno maduro e amassado;

– 1 colher de chá de açúcar mascavo. 

Aplique no rosto em movimentos suaves e leves. Deixe agir por 10 minutos e enxágue com água fria. 

máscara de abacate com mel

O abacate é um super ingrediente tanto para a alimentação, quanto para os tratamentos caseiros de cabelo e pele. Neste caso, ele é recomendado porque ajuda a equilibrar a oleosidade da pele por ser rico em gorduras saudáveis. Além disso, também tem antioxidantes, vitaminas e nutrientes que vão ajudar a deixar a pele mais saudável. O mel entra aqui potencializando o efeito antibacteriano e hidratante. 

Para fazer, misture: 

– 2 colheres de sopa de abacate amassado;

– 1 colher de chá de mel.

Aplique no rosto limpo e seco e deixe agir por 15 minutos. Na hora de enxaguar, dê preferência à água fria. 

Saiba mais: Hidratante facial para pele oleosa: como escolher e 7 melhores

Mulher aplicando máscara facial verde para cuidados com a pele oleosa, segurando tigela e pincel.

Foto: Happily Eva After (Reprodução/Pinterest)

máscara de argila verde e camomila

A argila verde é conhecida por ser um dos melhores ingredientes para tratamento de pele oleosa e, em sua versão em pó, pode ser misturada com água ou com outros líquidos, como o chá de camomila. Ela regula a oleosidade, combate a acne e desentoxica, enquanto a camomila tem efeito calmante.

Para fazer, misture: 

– 1 colher de sopa de argila verde;

– Chá de camomila gelado (o suficiente para fazer uma pasta). 

Aplique no rosto evitando a área dos olhos e o contorno dos lábios e deixe agir por 10 a 15 minutos. Enxágue com água fria antes que a argila seque completamente. 

Dica bônus: para potencializar o efeito regulador de oleosidade, você também pode colocar, na mistura, três gotinhas de óleo essencial de melaleuca (ou tea tree). 

máscara de pepino e argila verde

Outra boa combinação com a argila verde é o pepino, que tem propriedades hidratantes e refrescantes e, junto com a absorção da oleosidade causada pela argila, garante um resultado de pele macia, sequinha e hidratada, com poros menos visíveis. 

Para fazer, misture: 

– 1/2 pepino batido no liquidificador;

– 1 colher de sopa de argila verde (já misturada com água). 

Depois de aplicar no rosto, deixe agir por 15 minutos antes de enxaguar com água fria. 

Mulher toca rosto, evidenciando pele oleosa sob luz suave depois de tratamentos caseiros para pele oleosa

Foto: A rotina de cuidados constante é essencial para a saúde da pele oleosa (Reprodução/Pinterest)

mais algumas receitas caseiras para pele oleosa

gel de babosa (aloe vera)

Graças à sua ação cicatrizante e anti-inflamatória, o gel de babosa pode ser aplicado diretamente no rosto limpo. Ele ajuda no controle da oleosidade e, também, acelera a regeneração da pele. 

Como usar: 

– Retire o gel de dentro da folha de babosa e aplique uma camada fina no rosto;

– Deixe agir por 20 minutos e enxágue. 

Você também pode aplicar o gel de babosa na pele oleosa antes de dormir e enxaguar apenas pela manhã, garantindo a ação noturna. 

óleo de jojoba

Aplicar um óleo diretamente na pele oleosa não parece algo recomendável, mas o caso do óleo de jojoba é diferente. Ele tem propriedades que o fazem muito parecido com o sebo natural do rosto e, por isso, faz com que a pele reduza a sua própria produção de óleo. Além disso, ele é leve, não dá acne e tem ação calmante. 

Como usar:

– Aplique de duas a três gotas do óleo de jojoba no rosto limpo. Durante a noite, ele deve ser o último passo da rotina de cuidados. De dia, ele deve ser aplicado depois do hidratante e antes do protetor solar. 

Leia também: Esses são os melhores protetores solares para pele oleosa

cuidados gerais com tratamentos caseiros para pele oleosa

Mesmo que os tratamentos caseiros envolvam ingredientes naturais, que têm probabilidade baixa de causar efeitos colaterais, o ideal é fazer um teste com as misturinhas antes de usar no rosto. Aplique a parte interna do antebraço por três dias para checar as reações. Além disso, vale destacar que o ideal é evitar a região dos olhos e o contorno dos lábios na hora da aplicação e, também, que a frequência de uso recomendada deve ser respeitada. 

Por fim, lembre-se sempre de consultar um dermatogista!

Gostou? Então assine nossa newsletter e seja a primeira a saber de novidades e tendências do mundo da moda!




Fonte: Steal the Look

Compartilhar esta notícia