Adidas visita cidade indígena mexicana para pedir desculpas pelo design das suas sandálias

Por

Reuters

Publicado em



26 de agosto de 2025

Os executivos da Adidas visitaram uma pequena cidade indígena nas montanhas do sul do México, na quinta-feira, para apresentar um pedido de desculpas pelo design de um sapato inspirado em sandálias que o governo mexicano tinha criticado como apropriação cultural.

O 'slip-on Oaxaca' da Adidas
O “slip-on Oaxaca” da Adidas – HiSo Burman- Facebook

A empresa alemã de vestuário esportivo enviou representantes da sua unidade mexicana a Villa Hidalgo Yalalag, uma cidade no estado de Oaxaca, para apresentar os comentários pessoalmente, depois de ter emitido um pedido de desculpas por escrito na semana passada. A questão relacionava-se com o “Oaxaca Slip On”, concebido pelo designer mexicano-americano Willy Chavarria, que os habitantes locais dizem assemelhar-se muito às suas tradicionais sandálias huarache feitas à mão.

“Compreendemos que esta situação possa ter causado desconforto e, por essa razão, apresentamos um pedido público de desculpas”, disse Karen Gonzalez, diretora do departamento jurídico e de conformidade da Adidas México, a algumas dezenas de pessoas reunidas num campo esportivo ao ar livre. O evento incluiu música tradicional e participantes em trajes indígenas.

Gonzalez disse que a Adidas procurará, no futuro, colaborar com Villa Hidalgo Yalalag para garantir o respeito pelo seu patrimônio cultural. A comunidade tem menos de 2.000 habitantes.

“Muito obrigado por manter a sua palavra”, disse o Prefeito Eric Fabian. “(O nosso patrimônio cultural) é algo que salvaguardamos com muito cuidado. Yalalag vive do seu artesanato”, acrescentou.

A controvérsia atraiu a atenção nacional no início deste mês, quando a presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, criticou a Adidas e anunciou planos para explorar vias legais para proteger as comunidades indígenas da alegada apropriação cultural por parte das grandes empresas.
O México já acusou anteriormente outros grandes nomes da moda mundial de explorarem desenhos indígenas sem consentimento.

Este artigo é uma tradução automática.
Clique aqui para ler o artigo original.

© Thomson Reuters 2025 All rights reserved.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia