Por
Reuters
Publicado em
26 de agosto de 2025
Os executivos da Adidas visitaram uma pequena cidade indígena nas montanhas do sul do México, na quinta-feira, para apresentar um pedido de desculpas pelo design de um sapato inspirado em sandálias que o governo mexicano tinha criticado como apropriação cultural.

A empresa alemã de vestuário esportivo enviou representantes da sua unidade mexicana a Villa Hidalgo Yalalag, uma cidade no estado de Oaxaca, para apresentar os comentários pessoalmente, depois de ter emitido um pedido de desculpas por escrito na semana passada. A questão relacionava-se com o “Oaxaca Slip On”, concebido pelo designer mexicano-americano Willy Chavarria, que os habitantes locais dizem assemelhar-se muito às suas tradicionais sandálias huarache feitas à mão.
“Compreendemos que esta situação possa ter causado desconforto e, por essa razão, apresentamos um pedido público de desculpas”, disse Karen Gonzalez, diretora do departamento jurídico e de conformidade da Adidas México, a algumas dezenas de pessoas reunidas num campo esportivo ao ar livre. O evento incluiu música tradicional e participantes em trajes indígenas.
Gonzalez disse que a Adidas procurará, no futuro, colaborar com Villa Hidalgo Yalalag para garantir o respeito pelo seu patrimônio cultural. A comunidade tem menos de 2.000 habitantes.
“Muito obrigado por manter a sua palavra”, disse o Prefeito Eric Fabian. “(O nosso patrimônio cultural) é algo que salvaguardamos com muito cuidado. Yalalag vive do seu artesanato”, acrescentou.
A controvérsia atraiu a atenção nacional no início deste mês, quando a presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, criticou a Adidas e anunciou planos para explorar vias legais para proteger as comunidades indígenas da alegada apropriação cultural por parte das grandes empresas.
O México já acusou anteriormente outros grandes nomes da moda mundial de explorarem desenhos indígenas sem consentimento.
Este artigo é uma tradução automática.
Clique aqui para ler o artigo original.
© Thomson Reuters 2025 All rights reserved.
Fonte: Fashion Network