Se você vem acompanhando os conteúdos no TikTok ou Pinterest sobre o verão europeu, com certeza já se deparou com o termo “Dolce Far Niente” em vídeos e imagens de lugares paradisíacos, dignos de filmes. Mas, e se a gente levasse esse significado para o cotidiano, aprendendo a apreciar a pausa mesmo dentro de uma rotina cheia de compromissos?
Traduzido do italiano, “Dolce Far Niente” significa “o prazer de não fazer nada”, uma ideia que vem ganhando cada vez mais espaço nas conversas sobre bem-estar na vida contemporânea. Na França, esse conceito aparece como L’art de Vivre, ou “a arte de viver”, que valoriza o tempo livre, o descanso e os pequenos prazeres do dia a dia. E em tempos de produtividade tóxica, essas expressões nos convidam a desacelerar e viver o mais presente offline, assim como retratado no filme Comer, Rezar e Amar e na série Emily in Paris.
Dentro da cultura francesa, por exemplo, a pausa é quase um ritual diário. Sentar em uma cafeteria charmosa, pedir um café com um docinho e observar o movimento da rua pode até parecer algo simples, mas, na verdade, se transforma em um momento de descompressão e até mesmo exercício da criatividade. E é nesse contexto que chega a nova collab entre Kopenhagen e Emily In Paris, um convite para transformar a pausa em um momento de autocuidado, inspiração e autoindulgência.
Leia também: Moda e comida: o novo banquete do luxo
o culto da produtividade tóxica: por que precisamos desacelerar?
Esse movimento “slow living” vem contrapondo o que durante muitos anos foi nos mostrado que era o sinônimo de sucesso. Agendas lotadas, reuniões infinitas e estar online 100% do tempo para o trabalho, formato inclusive muito retrato em filmes e séries dos anos 2000. O resultado dessa vida que parecia super glamourosa foi uma geração ansiosa, esgotada e desconectada do próprio tempo livre.
Se você se identificou, saiba que não está sozinha. Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, 65% dos brasileiros afirmam não ter nenhum momento de pausa no dia a dia. Inclusive, talvez por esse motivo, conceitos como JOMO (joy of missing out) e JOLO (joy of logging off) têm ganhado força, justamente porque celebram o prazer de se desconectar e redescobrir a alegria nas pequenas coisas.

Foto: Chocolate Kopenhagen e Emily In Paris (reprodução/Paramound Pictures)
como Emily In Paris nos ensinou a viver o Dolce Far Niente?
Voltando à ficção, em Emily in Paris dá pra notar, ao longo das temporadas, a mudança de perspectiva da personagem. Se no começo Emily estava acostumada com o ritmo acelerado do mundo corporativo americano, isso vai sendo transformado pelo estilo de vida francês — e, na última temporada, também italiano —, onde o tempo livre é tratado como prioridade, não como luxo. A filosofia L’art de Vivre é levada a sério, combinando os rituais cotidianos com pequenos prazeres como encontrar os amigos com frequência, comer bem, consumir arte e moda no dia a dia e, principalmente, aproveitar o tempo livre sem culpa.

Crédito: reprodução/Paramound Pictures

Crédito: reprodução/Paramound Pictures
E o que seria desses momentos de pausa sem um bom chocolate? Pensando nisso, a nova collab de Kopenhagen e Emily In Paris traduz esse lifestyle parisiense em três tabletes de chocolate ao leite, com recheios de pistache, cereja e avelã, com embalagens lindas que fazem referência ao universo da série. Tudo para que a gente consiga aproveitar o prazer de sentar em uma das cafeterias de Kopenhagen e tomar um café mais longo.
Dentro dessa experiência, além das barras de chocolate, em algumas lojas selecionadas você encontra sobremesas exclusivas da collab, como milk-shake de cereja, sobremesa de cereja com cookie rum e chocolate quente cremoso, ideais para se sentir uma Emily em qualquer lugar do Brasil.
Se você estava procurando uma forma de começar a desacelerar a rotina, essa é a chance de colocar em prática o “Dolce Far Niente”. Os produtos são uma edição limitada, então pode correr na Kopenhagen para garantir o seu preferido.
Gostou? Então assine nossa newsletter e seja a primeira a saber de novidades e tendências do mundo da moda!
Fonte: Steal the Look