O que antes parecia improvável, o combo de short de academia e salto, hoje se transformou em símbolo do sporty chic. Carrie Bradshaw, em Sex and the City, fez de suas corridas de salto pelas ruas de Manhattan uma referência de estilo e agora passa a ser resgatada pela Geração Z como expressão quase anti-aesthetic, provando que a moda pode ser caótica, divertida e ainda assim icônica.
Como contraponto ao ritmo acelerado da era digital e ao consumismo exacerbado, o ugly fashion, já comentado por aqui, ganhou força como uma nova forma de enxergar a moda. Essa mudança aparece tanto na valorização de peças de segunda mão quanto no desejo por uma liberdade de expressão mais genuína e que favoreça o individualismo.

Foto: Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker (Reprodução/Sex and the City)
Esse espírito de quebrar de padrões também se reflete na estética sporty chic dita lá em cima, que não surgiu por agora. Suas raízes remontam ao início do século XX, com Gabrielle “Coco” Chanel. Em 1910, ela abriu sua primeira loja de chapéus em Paris e, dois anos depois, em Deauville, passou a vender roupas esportivas simples, como suéteres de jersey. Chanel foi pioneira ao transformar tecidos considerados masculinos e baratos, em peças elegantes e práticas para mulheres. Hoje, o conceito evolui mantendo o mesmo DNA de origem: liberdade, praticidade e elegância. Nesse contexto, o match entre short de academia e salto aparece como a pedida do momento. Enquanto o bottom garante conforto e liberdade de movimento, o sapato alonga a silhueta, quebra expectativas e acrescenta feminilidade — a teoria do sapato errado nunca fez tanto sentido quanto aqui.

Crédito: Hailey Bieber (Reprodução/Instagram)

Crédito: Chloë Sevigny (Reprodução/Instagram)
Seguindo uma lógica muito parecida, o toddler chic surge como um novo movimento que flerta não só com esse combo já visto em Hailey Bieber e Chloë Sevigny, mas também com a própria essência do sporty chic. A tendência traz elementos associados ao guarda-roupa infantil — acessórios delicados e fofos, detalhes lúdicos e um ar nostálgico que remete à infância — para quebrar convenções entre o certo e o errado. E é aqui que o short esportivo com salto se conecta: quem nunca brincou de se vestir com os sapatos da mãe, especialmente os de salto, sem seguir regras? A diferença é que, hoje, esse gesto funciona como um lembrete adulto de que estilo deve ser divertido, e não mais sufocante.

Foto: Zoe Kravitz (Reprodução/Getty Images)
Não à toa, celebridades continuam reforçando a potência dessa estética. Mais recentemente, vimos Zoe Kravitz apostar no combo, e a confirmação foi imediata: ele segue mais atual do que nunca. O visual era despretensioso, confortável e, ao mesmo tempo, elegante. A atriz combinou uma t-shirt vermelha estampada com um short esportivo preto curtinho, acessórios e, nos pés, um mule com detalhe de peep-toe, exalando toda a energia de uma verdadeira cool girl.
E, como de costume, preparamos uma seleção para você apostar nesse combo — ou até mesmo recriá-lo com peças que já tem no guarda-roupa. Confira a seguir:
Gostou? Então assine a nossa newsletter e seja a primeira a receber as novidades e descontos exclusivos do Steal The Look
Fonte: Steal the Look