Publicado em
12 de setembro de 2025
O programa de desfiles (e de festas) da ModaLisboa Base foi revelado na sexta-feira, 12 de setembro, pela associação portuguesa responsável pela Lisboa Fashion Week, nascida em 1991 pelas mãos e talento da dupla de estilistas Eduarda Abbondanza e Mário Matos Ribeiro que integrava as vanguardas da moda e do design em concentração de ideias, espaços e manifestações no Bairro Alto, já se distinguindo pela irreverência. O próximo evento abre no final da tarde de uma terça-feira, 30 de setembro, com o denominado REPEAT THE ACTION do IED – Istituto Europeo di Design, sedeado em Milão, que regressa à passerelle da Embaixada de Itália em Lisboa, e “traz à cidade os novos nomes da moda internacional”, diz-nos em comunicado a organização, citando Carlotta Gadda, Haiqi Zhou, Daniele Dargenio, Simone Smeriglio, Denise Vecchi, Anna Serra, Arianna Pejrani, Roberto Niutta, Natalia Arroyas, Miguel Conde Garcia-Mochales, Michel Mahfoud, Eloi Sacristan e Ainhize Ganzabal Santiago.

Uma novidade: a denominada ModaLisboa Base pausa no dia 1 de outubro e retorna a 2, numa quinta-feira, com a estreia da FASHION HOUSE marcada pelas apresentações performativas no Palacete Gomes Freire de Roselyn Silva, Ana Margarida Feijão e Gandaia que se estreia após rebranding, às 18, 19h30 e 21 horas, respetivamente.
Na sexta-feira, 3 de outubro, pelas 18 horas, pisarão a passerelle lisboeta nove novas vozes emergentes do SANGUE NOVO supported by Seaside: Adja Baio, Ariana Orrico, dépaysement non-lieu, do Cruzeiro SEIXAS Eva, ELIO, Inês Almeida, Mafalda Simões, Mariana Garcia e Usual Suspect. Também no Pátio da Galé, fecharão o dia os desfiles de Francisca Nabinho / Bárbara Atanásio (20 horas), Alves/Gonçalves (21h30) e 2B (22h30).
Sábado (4) é o dia mais preenchido que das 15 horas às 20h30 apresenta as apresentações e desfiles non-stop da Portuguese Soul, Gabriel Silva Barros / Mestre Studio, Luís Onofre, BÉHEN, Olga Noronha, Gonçalo Peixoto, Kolovrat e Carlos Gil. Note-se que, o projeto editorial da APICCAPS, Portuguese Soul, será off location no Moldo Studios e as apresentações exclusivas da BÉHEN e Olga Noronha, no MUDE.

Esta que é a 65.ª edição da Lisboa Fashion Week, que continua a ser organizada pela Associação ModaLisboa, atualmente em colaboração com a autarquia da capital lisboeta, que a patrocina, decorre assim ao longo de quatro dias e meio, concentrando-se como costume no Pátio da Galé, embora (re)visite outros espaços do coração da cidade como o MUDE – Museu do Design.
Em poucas palavras, “um calendário que coloca em evidência a diversidade do seu ecossistema criativo, com 23 apresentações de moda e 53 designers e marcas nacionais e internacionais”, conclui a Associação ModaLisboa.
Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.
Fonte: Fashion Network