Paula Amorim continua a liderar lista das 50 Mulheres Mais Poderosas dos Negócios com Cláudia Azevedo na dianteira

Publicado em



15 de setembro de 2025

Paula Amorim prossegue com os seus investimentos, consolidando a liderança na lista da Forbes Portugal que designa as 50 Mulheres Mais Poderosas dos Negócios 2025, e Cláudia Azevedo reforça a segunda posição. A versão portuguesa da Forbes analisou mais de 150 nomes para pontuar as empresárias e chegar a uma lista final.

Paula Amorim
Paula Amorim – www.amorimluxury.com

A lista das melhores empresárias portuguesas apontadas para este ano acaba de ser publicada nesta que é a 3.ª edição da versão portuguesa da revista americana de negócios e economia, fundada em 1917 pelo jornalista escocês B. C. Forbes, a qual voltou a destacar Paula Amorim de 54 anos como a Mais Poderosa nos Negócios. Se bem que logo seguida pela acionista e CEO do Grupo Sonae, Cláudia Azevedo de 55 anos, ficando apenas a meio ponto da primeira classificada.

Melhor dizendo: a filha mais velha do falecido empresário Américo Amorim e de Fernanda Ramos Amorim soma um total de 88 pontos na avaliação da Forbes Portugal e a filha do falecido engenheiro e empresário Belmiro de Azevedo e da farmacêutica Maria Carvalhais — a mais novas de três irmãos na liderança do maior conglomerado português — segue-se com um total de 87,5 pontos.

Cláudia Azevedo
Cláudia Azevedo – Executiva

A presidente do conselho de administração da Galp desde 2016, que desenvolve os próprios investimento na Amorim Luxury, integra o grupo das quatro mulheres mais ricas de Portugal – uma fortuna avaliada pela Forbes International em 5,63 mil milhões de euros, partilhada com a mãe e com as suas irmãs, Marta e Luísa.

Paula Amorim integrou os negócios da família aos 19 anos, na área imobiliária, que seguiu e não completar com estudos superiores, tendo depois passado por múltiplas atividades empresariais do grupo. Em 2005 fundou a própria empresa, a Amorim Fashion – atualmente Grupo Amorim Luxury – para representar a Fashion Clinic de luxo multimarca na avenida da Liberdade, em Lisboa, que também abriu na Comporta e no Algarve, seguindo-se a participação na Tom Ford (entretanto vendida), acrescendo a representação de mais de 100 marcas de luxo ao longo de 20 anos.

Fotografia: Fashion Clinic

Paula Amorim criou a marca homónima própria, Paula, e investiu na restauração de luxo, com a abertura do primeiro JNcQuoi, em 2017, que alargou ao imobiliário e turismo. Atua então como uma das principais investidoras na Comporta, assegura também a publicação americana em Portugal. Já o marido Miguel Guedes de Sousa é o CEO desta área de negócio e os filhos mais velhos do primeiro casamento com Rui Alegre, Rui e Francisca, operam juntamente com a mãe nos negócios.

Por sua vez, Cláudia Azevedo, sucedeu em 2019 ao irmão Paulo e a Ângelo Paupério – os dois codiretores-gerais – afirmando-se como a primeira mulher a liderar o negócio daquela que nasceu como empresa industrial, a SONAE – Sociedade Nacional de Estratificados, para a qual o pai Belmiro entrou como engenheiro e a transformou no grupo atual.

Em 2024, o volume de negócios consolidado do grupo – a crescer significativamente sob a liderança de Cláudia Azevedo, que dizem ser a mais parecida com o pai – atingiu um valor recorde de quase 10 mil milhões de euros, com um crescimento de 18%, conclui a Forbes Portugal.
 

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia