A popularidade da esponja de maquiagem, que começou com a famosa Beautyblender, mas que hoje conta com uma diversidade de possibilidades no mercado da beleza, não é por acaso. O acessório é prático, fácil de carregar e, muitas vezes, substitui mais de um pincel, economizando espaço no nécessaire.
No entanto, com os diferentes modelos disponíveis, é normal rolar a dúvida de qual é o ideal para cada tipo de make. E como a resposta para essa questão depende do tipo de maquiagem que cada uma usa no dia a dia, trouxemos um guia completo dos tipos de esponjinha.

Foto: Beautyblender (Divulgação)
como usar esponja de maquiagem
esponja de gota
A mais tradicional de todas, a esponjinha em formato de gota é arredondada na base e com uma ponta fina. A parte redonda é ótima para espalhar o produto nas áreas maiores do rosto, enquanto a ponta fina alcança os cantinhos mais difíceis, como abaixo dos olhos, nas laterais do nariz e da boca.
Por isso, ela serve tanto para aplicar bases e BB creams, quanto para corretivos e até blush.
- Para que serve: a parte arredondada espalha base e produtos cremosos pelo rosto. A ponta fina alcança cantinhos como ao redor do nariz e abaixo dos olhos.
- Acabamento: natural e uniforme, com controle da cobertura.
Leia também: Pincel de base: o guia completo para escolher o acessório correto

Foto: Macrilan (Divulgação)
esponja chanfrada
Ela é parecida com de gota, mas em vez de formato arredondado, ela possui um corte reto. O lado reto ajuda a aplicar o produto com precisão nas áreas do rosto e a “polir” o acabamento.
Por isso, ela é ótima para base, mas também para contorno em creme e para aplicar pó solto abaixo dos olhos, naquele efeito baking.
- Para que serve: a parte reta é ótima para aplicar base em áreas maiores do rosto. Já a ponta é boa para detalhes.
- Acabamento: prático, facilita “carimbar” a base sem riscar.

Foto: Nascita Do Make-Up (Divulgação)
esponja queijinho
Esse modelo é triangular, no formato de um queijo cortado, e tem um tamanho menor. As bordas finas alcançam os cantinhos e o formato reto é super útil tanto para produtos líquidos quanto em pó.
Por isso, ela é perfeita para aplicar corretivo ou dar polimento na pele, trazendo um acabamento perfeito na make.
- Para que serve: aplicar base líquida ou cremosa, corretivo e pó em áreas pequenas e difíceis de alcançar.
- Acabamento: cobertura precisa, ótimo para retoques e cantinhos (como ao redor dos olhos e nariz).

Foto: Bejou cosmetics (Divulgação)
esponja em gota mini
A versão mini da esponja em gota é feita para áreas pequenas e detalhadas, já que traz ainda mais precisão. Portanto, é ideal para aplicar corretivo, iluminar o canto interno dos olhos, aplicar pó em pontos estratégicos e até esfumar o delineado.
- Para que serve: aplicar corretivo, contorno em creme e produtos em áreas pequenas.
- Acabamento: precisão nos detalhes.
Leia também: Como usar iluminador no rosto: passo a passo para o glow perfeito

Foto: Beautyblender (Divulgação)
esponja puff
Com formato achatado, redondo ou triangular, a esponjinha puff possui uma fitinha para encaixar os dedos. Por isso, é excelente para aplicar e selar pó, principalmente solto, ou até usar na técnica de baking.
- Para que serve: aplicar e selar pó solto ou compacto, ótimo para baking. As versões de veludo também funcionam com bases líquidas.
- Acabamento: fosco, aveludado, de longa duração.
Leia também: O pó compacto está de volta — e mais forte do que nunca

Foto: Lua&Neve (Divulgação)
esponja diamante ou multi-cut
Esse formato diferente possui múltiplos cortes e vários lados retos. O objetivo é ser multifuncional: cada parte da esponja pode ser usada para um produto. Então ela pode ser usada para base, corretivo, contorno e iluminador.
- Para que serve: multifuncional — base, corretivo, contorno, iluminador.
- Acabamento: prático, evita trocar de esponja a cada produto.
dúvidas frequentes sobre esponja de maquiagem
Como lavar esponja de maquiagem?
A esponja deve ser lavada com frequência para evitar acúmulo de produto e bactérias. Para isso, o ideal é usar um sabão neutro ou shampoo infantil, massageando até a água sair limpa. Depois, deixe secar em local arejado.
Precisa molhar a esponja de maquiagem antes de usar?
Depende! Apesar de não ter sido criada para ser necessariamente molhada, esse é um truque que muita gente gosta. A esponja umedecida absorve menos produto, ajuda a espalhar melhor a base e garante um acabamento natural e luminoso. Então, se esse é seu objetivo, a opção ideal é molhar.
De quanto em quanto tempo preciso trocar minha esponja?
O ideal é trocar a cada três meses, mesmo com higienização correta. Se a esponja começar a rasgar, perder elasticidade ou ficar com manchas que não saem na lavagem, é hora de trocar.
É melhor usar esponja ou pincel para aplicar base?
Vai depender do efeito que você quer: a esponja tem acabamento leve e natural, já o pincel garante maior cobertura e acabamento polido. Há também a opção de aplicar a base com um pincel e depois passar esponja para dar acabamento.
Pode usar a mesma esponja para produtos diferentes?
Até pode, mas não é o ideal. Usar a mesma esponja para base, corretivo, blush e pó pode acumular produto, atrapalhar o acabamento e até manchar a pele. O melhor é ter esponjas diferentes para cada tipo de produto ou utilizar a versão diamante, que tem várias superfícies diferentes.
Gostou? Então assine nossa newsletter e seja a primeira a saber de novidades e tendências do mundo da moda!
Fonte: Steal the Look