Publicado em
10 de outubro de 2025
O grupo H&M passou a ser investidor na empresa indiana AltMat (Alternative Materials), especializada na reciclagem de resíduos agrícolas em produtos têxteis. Com este compromisso, o grupo sueco, proprietário de marcas como a H&M, COS, Weekday e Arket, procura reforçar a sua imagem em matéria de sustentabilidade.

A AltMat foi fundada em 2017 pela empresária gujarati Shikha Shah. A sua missão é aproveitar resíduos agrícolas, como caules de cânhamo, os transformando em recursos têxteis, incluindo fios, fibras ou tecidos. A empresa recorre a uma tecnologia que combina processos mecânicos, químicos e enzimáticos para produzir a Altag, uma fibra natural de aplicação industrial. Os materiais assim obtidos podem ser utilizados na decoração, no vestuário, em acessórios ou na produção de papel.
A empresa anunciou recentemente uma rodada de financiamento junto de várias entidades. O investimento do grupo H&M se junta aos da Rainmatter by Zerodha, Turbostart e Fashion for Good, anunciados pela AltMat. Os fundos serão aplicados no reforço das relações entre a empresa e os agricultores e no impulso das suas atividades de investigação e desenvolvimento.
“Esta rodada de financiamento marca, com orgulho, várias estreias: o primeiro investimento de sempre do grupo H&M em inovação de próxima geração na Índia, e o primeiro investimento da Rainmatter by Zerodha em materiais têxteis. Os quatro investidores representam a combinação ideal de capital paciente para a inovação sustentável em deep tech, de experiência setorial, de força empreendedora e de compreensão dos desafios do crescimento sustentável”, indicou a empresa no LinkedIn.
Por outro lado, “o grupo H&M tem muito orgulho em anunciar o seu mais recente investimento, o primeiro no setor têxtil na Índia, denominado AltMat. AltMat é um material muito promissor que utiliza resíduos agrícolas para produzir uma fibra semelhante ao linho e ao algodão, destinada à moda e casa”, escreve Laura Coppen, diretora de Investimento do grupo H&M na New Growth & Ventures. Este investimento surge na sequência da renovação, em junho passado, da parceria do grupo com a Circulose, uma empresa sueca de reciclagem de fibras têxteis.
Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.
Fonte: Fashion Network