Grupo L’Oréal anuncia a 2ª edição do Prêmio Dermatologia + Inclusiva no Brasil

Publicado em



17 de outubro de 2025

O Grupo L’Oréal no Brasil anunciou a abertura das inscrições para a segunda edição do Prêmio Dermatologia + Inclusiva, promovido pela Divisão de Beleza Dermatológica da companhia. A iniciativa, cujo objetivo é fomentar uma ciência mais representativa e diversa, reconhecerá quatro estudos científicos voltados aos cuidados com a pele e o cabelo de pessoas negras, indígenas e transgêneras, concedendo bolsas de R$ 50 mil a cada projeto selecionado. O escopo da premiação foi ampliado em relação à edição anterior, que contemplava apenas pesquisas voltadas à pele negra.

Divulgação

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e o Grupo L’Oréal, 58% das pessoas negras no Brasil nunca consultaram um dermatologista, enquanto entre pessoas brancas o índice é de 42%. A partir desse dado, a empresa identificou a necessidade de aprofundar o debate sobre diversidade na dermatologia, incluindo, nesta edição, grupos racializados e a população transgênera. Segundo Nathalia Harnam, diretora de Comunicação Científica da L’Oréal Brasil, “expandir o escopo da premiação é uma resposta direta às lacunas históricas de representatividade e uma forma concreta de apoiar pesquisadores que constroem uma ciência que reflita a realidade do país”.

Embora o Brasil apresente grande diversidade étnico-racial, 44% dos dermatologistas brasileiros afirmam se sentir pouco ou parcialmente preparados para diagnosticar e tratar adequadamente todos os tons de pele e tipos de cabelo, segundo pesquisa do Grupo L’Oréal. Diante desse cenário, o Prêmio Dermatologia + Inclusiva busca impulsionar o desenvolvimento científico voltado à pluralidade da população. Com 55 dos 66 tons de pele mapeados pela L’Oréal globalmente e todos os oito tipos de cabelo identificados no mundo, o país é um retrato da diversidade, o que exige formação técnica e científica específica.

Pioneiro no Brasil, o prêmio é considerado uma iniciativa inédita voltada à diversidade na dermatologia. Serão contemplados quatro projetos em áreas prioritárias: acne e pele oleosa, barreira cutânea, couro cabeludo e fibra capilar, e fotoproteção e hiperpigmentação. A seleção ficará a cargo de um júri composto por especialistas em dermatologia e diversidade, com o anúncio dos vencedores previsto para o início de 2026. As inscrições estão abertas até 4 de dezembro de 2025 e devem ser realizadas pela plataforma oficial do prêmio.

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia