Autoridades espanholas investigam a morte suspeita do fundador da marca de pronto-a-vestir Mango

Por

AFP

Publicado em



17 de outubro de 2025

A polícia espanhola investiga a morte, ocorrida em dezembro passado, do turco Isak Andic — fundador da retalhista de fast-fashion espanhola, em Barcelona, juntamente com o irmão Nahman Andic — então atribuída a um acidente de montanha, e suspeita do envolvimento de Jonathan Andic, um dos três filhos do empresário e a única pessoa que estava no local, noticiaram os meios de comunicação social locais na quinta-feira, 16 de outubro.

Isak Andic
Isak Andic – Mango

O caso foi inicialmente arquivado pela juíza de primeira instância, mas a polícia quis saber exatamente todas as circunstâncias da morte de um dos 10 homens mais ricos de Espanha, com uma fortuna avaliada em perto de três bilhões de euros, que também era o mais rico da Catalunha.

Isak Andic morreu aos 71 anos, em dezembro de 2024, num episódio que a imprensa espanhola descreveu inicialmente como uma queda acidental de um penhasco de 150 metros, durante uma caminhada em família, na Catalunha (nordeste). Mas, segundo o diário El País, que cita “várias fontes bem informadas”, a polícia passou a suspeitar de homicídio e se centra agora no eventual envolvimento do filho, Jonathan Andic.

Jonathan estava sozinho com o pai no momento do acidente, e o seu depoimento, pouco convincente, “alimentou as suspeitas”, segundo o El País. “A testemunha se contradisse, deixou zonas dúbias e descreveu acontecimentos que não condiziam” com as conclusões da polícia catalã, de acordo com a mesma fonte.

Já o depoimento de Estefania Knuth, golfista profissional que era companheira de Isak Andic, evidenciou “as más relações entre o pai e o filho”, segundo o El País.

O diário barcelonês La Vanguardia, citando igualmente “fontes bem informadas”, afirma que o estatuto de Jonathan Andic passou de testemunha a suspeito em setembro passado e que a polícia analisa o conteúdo do seu celular.

A família fez saber, por intermédio de um porta-voz, que “tinha confiança num desfecho próximo deste processo e na demonstração da inocência de Jonathan Andic”, segundo o El País.

Nesta fase, não foi possível contatar a polícia catalã para confirmação.

Nascido em Istambul, Isak Andic se mudou para Barcelona com a família aos 14 anos. Começou por vender T-shirts, com o irmão, num tecido fabricado na Turquia que depois era transformado em Barcelona, acabando por cofundar um dos maiores grupos de pronto-a-vestir do mundo, Punto Fa, S.L., que opera sob a marca Mango, a qual começou a sua expansão internacional em 1992 e conta atualmente com cerca de 2.800 lojas em todo o mundo.

Copyright © AFP. Todos os direitos reservados. A Reedição ou a retransmissão dos conteúdos desta página está expressamente proibida sem a aprovação escrita da AFP.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia