
Aconteceu na noite de terça-feira (22.10), no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a quinta edição do projeto Passarela da Liberdade, com o desfile Minas Feita à Mão. O desfile reuniu 41 designers mineiros que apresentaram criações inspiradas na história e nas tradições do Estado. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Fundação Clóvis Salgado, com realização da Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A.Criem).
Na passarela, uma sequência de looks autorais trouxeram referências ao artesanato do Vale do Jequitinhonha, às pedras naturais, aos bordados, aos traçados e à cestaria. As produções, cada uma assinada por um designer, começaram em tons claros, como off-white, e evoluíram para nuances de marrom, caramelo, dourado, vermelho e terracota. Volumes amplos, tecidos fluidos e modelagens que favorecem o balanço dos corpos revelaram um retrato sensível e elegante do feito à mão mineiro.
A edição deste ano homenageou ainda os estilistas mineiros Amarildo Ferreira, que deixou sua marca na grife Vide Bula, e Edna Thibau, fundadora da Alphorria, com dois looks: um masculino em jeans e um feminino num vestido preto. Desde 2023, o Passarela da Liberdade integra o calendário de moda de Belo Horizonte como espaço de valorização da criação autoral e artesanal de Minas Gerais.
Fonte: FFW







