O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que deve ter uma agenda pública, em breve, para anunciar novos investimentos a serem feitos pela Petrobras. As medidas, disse Lula, devem ser divulgadas durante uma viagem que está prevista para acontecer em até duas semanas.
Lula discutiu os detalhes desse novo investimento, na tarde da última segunda-feira, durante reunião com presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). O presidente foi liberado para voltar a viajar de avião essa semana, após novos exames médicos apontarem sua recuperação. A jornalistas, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, Lula disse estar “100% recuperado”.
O anúncio relacionado à Petrobrás será feito num momento de aumento da pressão sobre a petroleira para reajustar os preços dos combustíveis nas refinarias frente à defasagem crescente em relação aos preços internacionais.
Na última semana, boa parte das fontes oficiais ouvidas pelo Valor disse que a política de preço dos combustíveis não foi discutida recentemente. Um integrante do governo disse, no entanto, que a Petrobras já faz as contas de quanto será o reajuste do diesel e, fatalmente, este assunto será levado ao presidente da República.
Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a defasagem no diesel está hoje em R$ 0,65 (-19%), enquanto na gasolina está em R$ 0,23 (8%).
Durante a coletiva, questionado sobre possível aumento do diesel, Lula disse que a responsabilidade sobre esse assunto é da Petrobras, mas que, se houver reajuste, será menor do que o de dezembro de 2022.
Ao discutirem os investimentos, Silveira teria destacado que o ritmo que Magda está conseguindo dar aos projetos previstos é positivo, especialmente aqueles ligados a segurança energética, com gás e refino, e segurança alimentar, com fertilizantes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/M/M/60QhAHSCOqN3BGtOSaqg/mg-1446-0.jpg)
Fonte: Valor