Casarão que estava abandonado no Centro de Curitiba passa por restauração e vira polo tecnológico

Um casarão centenário na Rua Riachuelo, no Centro de Curitiba, está se transformando em um polo tecnológico de cultura digital. Construído em 1920 e abandonado por décadas, o imóvel está em fase final de restauração. A inauguração está prevista para março.

Localizado em frente ao Cine Passeio, outro equipamento cultural fruto de uma revitalização urbana, o prédio onde será o Estúdio Riachuelo já serviu de hospedaria para imigrantes, mas nos últimos anos, ficou marcado pelo abandono e incêndios. Também servia como “mocó” para usuários de drogas. 

A retirada dos tapumes pela Prefeitura revelou uma nova paisagem, trazendo mais otimismo para comerciantes da região. Desapropriado em 2022, o imóvel agora se junta a um movimento de renovação que vem atraindo novos investimentos para a região central. O empresário Alexandre Nogueira Lopes estudou o Plano Diretor de Curitiba, percebeu essa transformação e escolheu a Rua Riachuelo para abrir um complexo de entretenimento com pista de skate e área gastronômica, o Love City.

‘A escolha da localização não foi por acaso. A revitalização do Centro, com novos empreendimentos imobiliários e restauração de prédios históricos como o Cine Passeio e agora o Estúdio Riachuelo, foi decisiva para trazermos nosso negócio para cá’, explica o empresário Alexandre Nogueira Lopes.

Mudança perceptível

Outra empreendedora que apostou na região é Cleusa de Oliveira, dona de um brechó inaugurado há um ano, a poucos metros do futuro Estúdio Riachuelo.

‘Nesse pouco tempo que estamos aqui já percebemos uma grande melhora. A quadra está mais tranquila e a imagem da rua mudou completamente’, conta Cleusa.

Para ela, o aumento do fluxo de turistas que visitam o Cine Passeio também tem sido um diferencial. ‘A revitalização traz mais segurança e atrai um público interessado em redescobrir o centro de Curitiba de uma forma diferente’, acrescenta a empresária.

Cuidado com a história do casarão

O restauro do casarão é acompanhado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e conduzido pela Fundação Cultural de Curitiba e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), com execução da Secretaria Municipal de Obras Públicas e da empresa especializada Arq Brasil.

O investimento de R$ 2 milhões vem do Fundo de Proteção ao Patrimônio Cultural, e o projeto já foi debatido em cinco reuniões do conselho desde 2023.

Para Marino Galvão Junior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, o Estúdio Riachuelo simboliza uma nova etapa na transformação da região central. ‘Essa obra tem muitas camadas, além do restauro e da nova funcionalidade do espaço, ele estará integrado a dois importantes equipamentos culturais – o Cine Passeio e o Solar do Barão, e vai com certeza ser um grande indutor de requalificação urbana’, destaca Marino Galvão Júnior.

O post Casarão que estava abandonado no Centro de Curitiba passa por restauração e vira polo tecnológico apareceu primeiro em Bem Paraná.

Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia