O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira que o governo federal anunciará “nos próximos dias” novas medidas para ampliar a atuação dos bancos públicos.
“Nunca houve tanto investimento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do BNB (Banco do Nordeste) e do Basa (Banco da Amazônia)”, disse em entrevista às rádios Metrópoles e Sociedade, da Bahia. “O crédito está crescendo, e haverá mais medidas anunciadas nos próximos dias, porque não parou por aí.”
Na entrevista, Lula reforçou que nos cálculos do governo federal o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá 3,7% em 2024, afirmando que “a economia brasileira vive seu melhor momento” dos últimos anos e que o poder de compra “também vai crescer”.
A projeção oficial do Ministério da Fazenda é de alta de 3,5% para o PIB do ano passado, mas o próprio titular da pasta, Fernando Haddad, já afirmou que a estimativa mais recente é de alta de 3,7%. O número oficial deverá ser divulgado em março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Há muito tempo a gente não tinha o PIB crescendo na indústria e agora está crescendo”, disse Lula. O presidente ainda destacou a importância da microeconomia para o crescimento econômico. “Isso sem esquecer que precisamos financiar os grandes [grupos econômicos]”, afirmou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/7/Z/ZqCn6TRUSr46zbtoh5FA/foto06pol-201-reforma-a9.jpg)
Fonte: Valor