A partir desta quarta-feira, 05, as 13 Unidades Básicas de Saúde funcionam ininterruptamente, no horário das 7h às 17h, ou seja, não haverá mais intervalo para almoço. A medida visa facilitar o acesso e consequentemente melhorar a assistência à população de segunda a sexta-feira.
Com exceção das unidades Gralha Azul e Pioneiros, nas quais o atendimento é estendido e acontece de segunda a sexta das 07h até às 20h. O objetivo é manter e ampliar acesso aos serviços da Atenção Primária e desafogar o fluxo da UPA e das emergências em hospitais.
As Unidades também irão priorizar uma parte da agenda para atendimentos espontâneos, ou seja, continuidade dos serviços como vacinação, curativos, orientações, procedimentos médicos e de enfermagem, entre outras demandas de baixa complexidade.
A medida também permite mais flexibilidade na organização da Atenção Primária, como na carga horária de profissionais da Estratégia Saúde da Família, os quais poderão trabalhar em escala, intercalando as equipes no atendimento à população.
Lembrando que a Atenção Primária é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde cerca de 80% dos problemas de saúde da população podem ser solucionados.