Athletico x Cascavel: escalações, onde assistir, reservas em campo e ‘lei do ex’

O Athletico Paranaense recebe nesta quarta-feira (dia 12) às 20 horas, na Ligga Arena, o Cascavel, pela 10ª (e penúltima) rodada do Campeonato Paranaense. O time da capital lidera e já tem vaga garantida nas quartas de final. Busca a vitória apenas para ter vantagens nas próximas fases.

Os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final. No ‘mata-mata’, o 1º lugar pega o 8º colocado, o 2º enfrenta o 7º, e assim por diante. As equipes com melhor campanha geral têm o mando de campo da partida de volta das fases eliminatórias (quartas, semifinal e final).

Já o Cascavel está em 7º lugar e ainda precisa de pontos para se classificar.

Tabu

O FC Cascavel, fundado em 2006, nunca venceu o Athletico em Curitiba. O clube do Interior subiu à primeira divisão estadual em 2015 e, desde então, disputou seis partidas contra o Furacão na capital, com quatro derrotas e dois empates.

Efeito suspensivo

O goleiro Mycael, o lateral-esquerdo Fernando, o volante Felipinho e o ponta Isaac, punidos pelo TJD-PR pela briga no Atletiba, seguem liberados para jogar graças a um efeito suspensivo.

Desfalques

O novo desfalque é o ponta Luiz Fernando, suspenso por três cartões amarelos. Em recuperação, seguem fora o ponta Julimar, o lateral/ponta Léo Derik, o meia Zapelli e o lateral-esquerdo Esquivel.

Reservas em campo

O técnico Maurício Barbieri usou força máxima nas nove rodadas já disputadas do Campeonato Paranaense. Agora, deve mudar a escalação para evitar um desgaste físico excessivo antes de partidas decisivas – quartas de final do Estadual e Copa do Brasil. Com isso, a tendência é uma escalação com vários reservas em campo. A novidade pode ser o centroavante Matheus Babi, recuperado de lesão.

Reforços

Dos 12 reforços já confirmados pelo Athletico, 11 já estrearam: o goleiro Santos, o zagueiro Léo (Vasco), os laterais Hayen Palacios (Atlético Nacional) e Dudu (ex-Fortaleza e Criciúma), os volantes Raul (Bragantino) e Falcão (CRB), os pontas Kevin Velasco (ex-Puebla-MEX), Luiz Fernando (Atlético-GO), Isaac (ex-Fluminense) e Leozinho (ex-Ituano e futsal) e o centroavante Alan Kardec (36 anos, ex-Atlético-MG). O único que ainda não jogou em 2025 é o meia Giuliano (ex-Santos).

O versátil Patrick (32 anos, ex-Santos, Atlético-MG e Inter) e o zagueiro Tobias Figueiredo (31 anos, ex-Criciúma) ainda não foram confirmados pelo Furacão.

Esquema tático

O técnico Maurício Barbieri vem usando o esquema tático 4-2-3-1, com Raul e Felipinho como volantes. A linha de três normalmente tem Luiz Fernando (direita), João Cruz (centro) e Isaac (esquerda).

Cascavel

O Cascavel, do técnico Silvinho Canuto (48 anos, ex-Londrina e Maringá), não terá o zagueiro Miguel Alcântara (24 anos, ex-São Paulo e Ascoli-ITA). O jogador foi expulso na derrota para o Operário e agora cumpre suspensão automática.

Seleção do Paranaense

O Cascavel tem um jogador em seleção provisória do Campeonato Paranaense, com os melhores após nove rodadas. É o lateral-direito Lucas Serafini, 24 anos, revelado pelo Juventude e ex-Marília e Galo Maringá.

CAP-CASCA-FF (3)
O meia Robinho, do Cascavel, enfrenta Erick, do Athletico (Crédito: Franklin de Freitas)

Cascavel

O grande destaque do Cascavel é o meia Robinho, 31 anos, que acumula 33 gols em 116 jogos pelo clube do Interior. Revelado pelo Londrina e com bom desempenho pelo Operário de 2017 a 2019, ele chegou à Serpente em 2020. Em 2025, já soma dois gols e uma assistência em nove jogos.

ESP-CAP_JP
João Pedro (à direita) comemora gol do Athletico em 2018 (Crédito: Geraldo Bubniak)

‘Lei do ex’

O Cascavel tem um velho conhecido do Furacão. É o meia/ponta João Pedro, 28 anos, revelado pelo Athletico Paranaense. Ele fez 54 jogos e seis gols pelo clube, de 2015 a 2019. Foi bicampeão estadual, em 2018 e 2019.

Em 2017, ele atuou pelo Paraná Clube, por empréstimo, e participou da campanha do acesso à 1ª divisão do Brasileirão – atuou em 22 rodadas daquela Série B, fez 4 gols e deu 5 assistências. Ele passou pelo Botafogo em 2018 e voltou ao Paraná Clube em 2019 (4 gols e 1 assistência em 29 jogos). Está no Cascavel desde 2021 (50 jogos). O vínculo contratual com o Furacão acabou em 2021.

Ex-Paraná e Coxa

O zagueiro Geovane, 28 anos, foi revelado na base do Coritiba e defendeu o Paraná Clube na 2ªdivisão estadual de 2023. Chegou ao Cascavel no início de 2024.

Currículo internacional

Uma atração no Cascavel é o volante Felipe Guimarães, 34 anos. Revelado na base do Campo Grande (RJ), ele deixouo Brasil em 2008 e só retornou agora, em 2025, para atuar profissional no país natal pela primeira vez. No Exterior, jogou na Itália, Suíça, Canadá e Estados Unidos. Ele soma 353 jogos e 26 gols pela Major League Soccer, a principal liga dos Estados Unidos. Felipe é o brasileiro com mais partidas na história da competição.

  • ATHLETICO X CASCAVEL
  • Athletico: Mycael; Dudu (Palacios), Belezi (Matheus Felipe), Léo (Gamarra) e Fernando; Falcão (Raul) e Juninho (Felipinho); Leozinho, João Cruz e Kevin Velasco (Isaac); Mastriani (Matheus Babi ou Alan Kardec). Técnico: Mauricio Barbieri
  • Cascavel:Jean Silva; Serafini, Taison, Geovane, Thiago Lopes e Paulo Victor; Alex Paulino, Robinho, João Pedro e Lucas Belém; Josiel. Técnico: Silvinho
  • Árbitro: Kleber Ariel Gonçalves Silva
  • Local: Ligga Arena, em Curitiba, quarta-feira às 20 horas
  • TV: NSports e canal oficial do Athletico no Youtube

O post Athletico x Cascavel: escalações, onde assistir, reservas em campo e ‘lei do ex’ apareceu primeiro em Bem Paraná.

Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia