A reinvenção do olho preto: novos formatos e texturas atualizam o clássico da maquiagem


Tendência nas semanas de moda internacionais, a estética dramática dos olhos delineados volta com força total; as maquiadoras Ju Rakoza e Ma Mattar ensinam a adaptar a beleza das passarelas para a vida real Se havia alguma dúvida de que os olhos pretos, marcados, seriam uma das grandes apostas de beleza para o outono/inverno, os desfiles internacionais trataram de confirmar a tendência. Nas passarelas de Paris, Milão e Nova York, grifes como Rabanne, Chanel, Blumarine, Jil Sander, Moschino, Elena Velez e Anna Sui resgataram a estética intensa e dramática dos olhos bem delineados, trazendo versões modernas e ousadas do clássico esfumado preto.
“É muito comum vermos grandes clássicos da maquiagem irem e voltarem nas passarelas. O olho preto é icônico e sempre volta com algumas atualizações. Desta vez, o clássico foi quebrado com novos formatos e texturas”, explica a beauty artist Ju Rakoza.
No desfile da Rabanne, o olhar surge gráfico e poderoso, com traços bem definidos e um acabamento quase futurista. “O delineado vem com ar mais reto e gráfico, quebrando o gatinho tradicional e incorporando o canto interno, que lembra o traço que bombou nas trends do Fox Eyes”, analisa a maquiadora. Enquanto a Chanel apostou em um smokey eye profundo, complementado por uma pele luminosa e minimalista. “A ideia desse olho é dar a impressão de um cílio volumoso no canto externo, tanto na parte superior como inferior. Uma estética um pouco mais punk e desconstruída”, diz Rakoza. Em Milão, Jil Sander apresentou uma abordagem mais minimalista e sofisticada do olho preto, enquanto a Moschino trouxe uma estética mais teatral, reforçando a dramaticidade da tendência.
Chanel clp F25 013
Launchmetrics Spotlight
Essa reinvenção do clássico mostra como os olhos pretos são atemporais e sempre encontram espaço na moda, mas atenção na hora de seguir a tendência. “Sabemos que o olho preto pode pesar muito de acordo com a idade, formato dos olhos e tipo de olheira. Ele deve ser usado com moderação dentro do contexto social”, alerta Rakoza. “O que vai trazer beleza à maquiagem é saber reconhecer seu formato de olho e o que mais combina com ele”, recomenda Ma Mattar. Abaixo, a beauty artist ensina o preto ideal para cada tipo de olhos:
Olhos pequenos, fundos ou levemente caídos: concentre o preto no canto externo e evite aplicá-lo no canto interno para não fechar o olhar.
Olhos pequenos com a pálpebra esticada: aplique o preto do meio para o final da pálpebra, esfumando o canto externo inferior e puxando suavemente para o canto interno. Finalize com lápis bege na linha d’água para ampliar o olhar.
Olhos grandes: esfume o preto por toda a pálpebra móvel e rente aos cílios inferiores. Aplique lápis preto na linha d’água para criar um efeito amendoado e sofisticado.
Olhos com olheiras acentuadas: evite o preto na parte inferior dos olhos. Opte por um traço discreto no canto externo para definir o olhar sem ressaltar as olheiras.
moschino
glamour
Para conquistar um olho preto impecável, a técnica é importante, mas os produtos certos fazem toda a diferença. “Os melhores aliados desse look são: um bom delineador à prova d’água – seja em gel, líquido ou caneta –, um lápis macio e resistente, além de sombras em creme e em pó, nas tonalidades preta e marrom, para garantir profundidade e um esfumado perfeito”, indica Ma Mattar.
E para evitar que o olho preto pese demais, o truque está na ordem da maquiagem. “O ideal é começar pelos olhos e só depois preparar a pele, já que sombras escuras tendem a cair e podem manchar o rosto”, ensina Ju Rakoza. Um bom primer de olhos também faz toda a diferença, potencializando a sombra e garantindo que ela permaneça intacta.
“Na hora de aplicar a sombra preta, o segredo é criar uma base marrom até o côncavo antes de vir com o pigmento escuro. Isso facilita o esfumado e dá mais profundidade ao olhar. Depois de aplicar a sombra preta em toda a pálpebra, esfume as bordas com um pincel menor para suavizar a transição entre o preto e o marrom”, orienta a maquiadora. Para um efeito ainda mais dramático, vale passar o lápis preto ao redor de todo o olho e esfumar rapidamente antes que ele seque. “E, por fim, limpe os resíduos, aplique corretivo para evitar olheiras, sele com pó fino e finalize o esfumado, garantindo um olhar marcante e bem acabado”, ensina Ma Mattar.
Com os olhos finalizados, é hora de dar atenção à pele – e, nesse caso, menos é mais. Como o olhar já é o grande protagonista, o ideal é manter a pele fresh e iluminada, funcionando como um coadjuvante equilibrado no visual. “O ideal é uma pele que pareça fresca e realce sua beleza sem excessos”, recomenda Ju Rakoza. “O contorno e o blush também devem harmonizar com o tom da pele: peles bronzeadas combinam com blush pêssego, enquanto peles mais claras ficam lindas com nuances rosadas frias, sempre buscando um rubor natural. Nos lábios, os tons neutros e suaves são a melhor aposta, trazendo equilíbrio ao look sem roubar a cena do olhar marcante”, finaliza Rakoza.
Lápis Para Olhos Carbon Black à prova d’água, Nina Makeup
Lápis para olhos Carbon Black_NinaMakeup
glamour
Sombra líquida Black Bruna Tavares + Hello Kitty
Sombra líquida Black Bruna Tavares + Hello Kitty
glamour
Sombra Cremosa Pro Longwear Paint Pot, cor Black Mirrow, M.A.C.
Sombra Cremosa Pro Longwear Paint Pot_MAC
glamour
Primer Fixador para Olhos, Quem Disse Berenice
Primer Fixador para Olhos_QuemDisseBerenice
glamour
Delineador com alta pigmentação e à prova d’água Better Than Sex, Too Faced
Delineador Better Than Sex
glamour
Delineador líquido para olhos Carbon Black, Nina Makeup
Delineador Carbon Black_NinaMakeup
glamour
Sombra Mono Faces, cor Wild Black, Natura
Sombra Mono Faces_Natura
glamour
Mini Palette Back to Black, Rabanne
MiniPallete_Rabanne
glamour
Sombra em pó solto Ombre Première Libre, cor Mûrier Noir, Chanel
Ombre Premiere Libre_Chanel
glamour
Revistas Newsletter

Fonte: Glamour

Compartilhar esta notícia