A$AP Rocky se torna o primeiro diretor criativo da marca

Traduzido por

Estela Ataíde

Publicado em



24 de fevereiro de 2025

A Ray Ban dá um passo adiante na construção da sua identidade de marca. A marca de óculos, um dos principais ativos do grupo Essilux, anunciou ter confiado a liderança dos Ray-Ban Studios ao artista norte-americano A$AP Rocky, enquanto primeiro diretor criativo da marca.

A$AP Rocky junta-se à Ray Ban – Ray Ban

Esta plataforma, lançada em 2016, não tem como objetivo intervir na criação de produtos, mas sim iniciar relações com artistas e músicos e associar a marca a ambientes culturais fortes.
 
Após ter recrutado Lenny Kravitz no ano passado, a Ray Ban oficializou a sua colaboração com o cantor de 36 anos. Rakim Mayers, o seu nome verdadeiro, é companheiro de Rihanna e tem muitas ligações ao mundo da moda. O rapper, que fazia parte do grupo A$AP Mob, tem o seu próprio estúdio criativo, o AWGE (ASAP Worldwide Global Entertainment), e no ano passado lançou a sua marca American Sabotage, para a qual  organizou uma apresentação em Paris durante a Semana da Moda… com uma colaboração com a Ray Ban no domínio dos óculos de sol. Está também à frente da “direção criativa” da Puma para as suas linhas de esportes motorizados, uma colaboração anunciada no final de 2023.

Leonardo Maria Del Vecchio, filho do fundador da gigante dos óculos Luxottica e presidente da Ray-Ban, explicou em comunicado de imprensa, para justificar esta contratação: “Durante quase 80 anos, os Ray-Ban têm sido utilizados pelos músicos, artistas, atores e heróis mais icónicos. Hoje damos as boas-vindas a A$AP Rocky à nossa família. Trata-se de um artista e criador visionário. A sua capacidade de ultrapassar os limites dos mundos que explora alinha-se perfeitamente com o DNA da Ray-Ban. Reafirmamos assim os nossos valores de inovação, pioneirismo e coragem.” 

Leonardo Maria Del Vecchio, herdeiro do grupo italiano proprietário da Ray Ban, e A$AP Rocky – Instagram

O anúncio esteve provavelmente pendente nas últimas semanas por parte da marca e foi divulgado três dias após A$AP Rocky ter sido considerado inocente por um tribunal da Califórnia. Este compareceu em tribunal desde janeiro sob acusação de agressão em 2021 com uma arma semiautomática contra um dos seus antigos amigos.
 
O norte-americano estará agora oficialmente envolvido em vários aspectos, “liderando projetos criativos e moldando a futura imagem e design da marca”. A Ray Ban anunciou que “vai dirigir as campanhas, repensar o layout das lojas Ray-Ban e integrar música, moda e artes”. Um grande desafio, uma vez que a Ray Ban tem nada mais nada menos que 282 lojas geridas diretamente em todo o mundo. O grupo, cuja principal atividade continua a ser a ótica, explica que irá gerar 23% do seu volume de negócios de mais de 26 bilhões de euros em 2024 com vestuário (o grupo comprou a Supreme, que em breve abrirá em Miami a sua 18ª loja a nível mundial) e óculos de sol. No entanto, não fornece detalhes sobre a atividade da Ray Ban, dizendo apenas que no ano passado foram vendidos cerca de 2 milhões de pares de óculos inteligentes desenvolvidos com a Meta.
 
Por enquanto, A$AP Rocky não vai desenvolver esta proposta. Mas, está em andamento uma linha Blacked Out Collection. Trata-se de uma reinterpretação dos Mega Icons da Ray Ban, proposta com um novo tipo de lente. Esta linha será lançada em abril de 2025. Os fãs do cantor, que em breve lançará o seu quarto álbum a solo, Don’t be dumb, estarão inevitavelmente atentos às referências aos famosos óculos de sol criados na década de 1930 para equipar os pilotos americanos.

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia