Ação de conscientização no Terminal Metropolitano marca Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Na última segunda-feira (24), a Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância, promoveu uma ação no Terminal Metropolitano com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a tuberculose, que, conforme dados do Ministério da Saúde, mata em média, dezesseis pessoas por dia no Brasil, o que totaliza 5.840 mortes por ano.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos, disseminar-se e levar a pessoa à morte, caso não seja tratada. A transmissão ocorre pelo ar, através de gotículas eliminadas por pessoas infectadas ao tossir, espirrar ou falar.

Os sintomas incluem tosse persistente (geralmente por mais de três semanas), febre, suor noturno, cansaço e perda de peso.O diagnóstico é realizado por meio de exames como a análise do escarro e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o evento, também foram realizadas atividades para identificar possíveis casos sintomáticos e encaminhá-los para a realização do exame.

A diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, lembrou sobre a relevância da vacina BCG, na prevenção de formas graves de tuberculose, especialmente em crianças.
“A vacina deve ser feita logo após o nascimento e protege contra formas severas da doença, como a tuberculose miliar que ocorre quando a bactéria se espalha pela corrente sanguínea, atingindo vários órgãos do corpo, e a meningite tuberculosa, que podem ser fatais ou causar sérias complicações,” alertou

A gestão destaca a importância da informação no combate à tuberculose, pois a informação é uma aliada no combate à doença. Por isso a preocupação em destacar os sinais e sintomas da tuberculose. O diagnóstico precoce salva vidas, porque permite iniciar o tratamento em tempo hábil, evitando complicações graves e interrompendo a cadeia de transmissão.

Fonte: Prefeitura de Fazenda Rio Grande

Compartilhar esta notícia