A empresária Chris Castro e a avaliadora olfativa Alessandra Tucci entregam o que moldará o futuro da beleza nos próximos anos No último mês de março, dois grandes eventos internacionais apresentaram dezenas de reports que definiam o futuro da beleza. Em Austin, no Texas, o SXSW (South by Southwest), festival de cinema e entretenimento, transformou a cidade em um verdadeiro laboratório de inovação, e a avaliadora olfativa Alessandra Tucci trouxe highlights dos mercados de perfumaria e saúde. Já em Bologna, na Itália, a empresária Chris Castro detalhou as tendências no universo de skincare e bem-estar que encontrou na Cosmoprof Worldwide, maior feira da indústria cosmética do mundo. A seguir, confira os temas que deverão permear o universo de beauté e wellness nas próximas temporadas.
De acordo com Alessandra Tucci, no SXSW 2025, essas serão as tendências que dominarão o futuro da beleza:
1️. A inteligência por trás da perfumaria de luxo
Francis Kurkdjian, perfumista e diretor artístico da Dior, trouxe uma visão fascinante sobre o papel da criatividade e da tecnologia na perfumaria. Para ele, o perfumista é, ao mesmo tempo, arquiteto e engenheiro: idealiza, estrutura e constrói fragrâncias com assinatura e força – atributos fundamentais para um produto de sucesso. E a inteligência artificial? Para Kurkdjian, ela não substitui a criação, mas otimiza tarefas repetitivas, liberando tempo para a estratégia olfativa e de marca. No grupo LVMH, a IA é uma tecnologia proprietária, e um de seus usos mais surpreendentes será a expansão do efeito “Madeleine de Proust” por meio de dispositivos que armazenam lembranças olfativas. Como uma fotografia em forma de fragrância, eles poderão capturar o aroma de momentos especiais.
2. Longevidade: beleza sem data de validade
O conceito de envelhecimento está mudando, e o mercado de beleza acompanha essa transformação. Carla Buzasi, CEO da WGSN, destacou como as marcas precisam se adaptar a consumidores que vivem mais e desafiam padrões etários tradicionais. Neste contexto, existem marcas que já dialogam com as múltiplas gerações coexistindo, como a canadense 19/99 Beauty, que aposta na beleza sem idade.
Leia também:
3. A beleza no novo contexto climático
O mercado está em busca por adaptação em um mundo impactado por mudanças climáticas. Na China, já existem os chamados produtos climáticos, como nano protetores solares que protegem a pele e reduzem sua temperatura em até 6ºC. Além disso, o conceito de Nocturnal Living – viver mais à noite para escapar do calor extremo – surge como um novo estilo de vida, impactando hábitos, rotinas de consumo e futuramente ofertas de produtos que atendam a essa demanda.
4. Saúde e bem-estar no centro das atenções
Se antes a beleza era sobre cremes e maquiagens, agora ela está profundamente ligada à saúde e ao bem-estar. Austin estava repleta de ativações de marcas. Algumas que se destacaram:
SHE Media Whole Life Health abriu o diálogo sobre prazer feminino, menopausa, saúde metabólica e o impacto dos medicamentos GLP-1 no bem-estar e na saúde da mulher.
A K Beauty World, uma marca americana que conecta marcas asiáticas ao varejo dos EUA, montou um mercado com produtos inovadores: adesivos que aquecem e aliviam cólicas, tônicos com extrato de arroz, entre outros. O espaço era imersivo, simulando um supermercado.
O Oásis de Aveia da AVEENO foi a personificação da busca por saúde mental e bem-estar. Espaço calmo e reconfortante, com palestras sobre cuidados com a pele, leitura da mão, testes de produtos, degustação de lattes de aveia e confeitaria saudável à base desse ingrediente.
De acordo com Chris Castro, na Cosmoprof Worldwide Bologna, essas são as principais Cosmotrends apresentadas pelo evento:
1. Glow Bellow: o mercado de cuidados com a parte íntima, libido e sexualidade deve expandir. É o mercado com maior crescimento em 2024 e espera-se um crescimento de 50% até 2034. Veremos muitos hidratantes para região íntima, produtos para clarear, reduzir pelos, géis lubrificantes e acessórios sexuais (vibradores etc) cada vez mais tecnológicos.
2. Ligtop: a preocupação com o envelhecimento cutâneo será cada vez mais explorada na seara de cosméticos, ou seja, veremos um investimento em produtos para firmeza facial, com alta performance e menos invasivos.
3. Keep it Glossy: o termo de beleza mais buscado no Google foi “glass skin”. Ou seja, o mercado da beleza glow segue firme. Isso traz uma possibilidade das marcas trazerem o “glow” nas apresentações (acabamentos) e nas peças de comunicação.
4. Happy Hormones: tudo o que estimular a liberação de hormônios que trazem felicidade, está no foco, desde fragrâncias até itens de skincare com o conceito de neurocosméticos.
5. Stripped: menos embalagem e menos plástico. O plástico está “fora de moda” e isso foi observado em todos os stands, com os produtos em vidros, embalagens de papel ou refiláveis. O futuro tende a ser cada vez mais sustentável.
Revistas Newsletter
Fonte: Glamour