Athletico Paranaense e Maringá decidem nesta quarta-feira (dia 19) quem vai disputar a final do Campeonato Paranaense. O jogo de volta da semifinal será às 20 horas, na Ligga Arena, com transmissão pelo Youtube oficial do Athletico. Na partida de ida, no último domingo, em Maringá, houve empate em 1 a 1. O gol como visitante não é critério de desempate. Em caso de nova igualdade no placar, a decisão será nos pênaltis.
Série invicta
O Athletico soma agora 13 jogos seguidos sem perder: 7 vitórias e 6 empates. A última derrota, que aliás foi a única na temporada, ocorreu em 18 de janeiro, em Pato Branco, para o Azuriz.
Invencibilidade no Paranaense
Pelo Campeonato Paranaense, a última derrota do Athletico em casa foi em 23 de março de 2022 – 2 a 1 para o Coritiba, pela semifinal. Desde então, foram 25 partidas sem perder na Arena pelo Estadual: 18 vitórias e 7 empates. Em 2023, o time foi campeão invicto e somou 7 vitórias e 2 empates em casa. Em 2024, mais 7 vitórias e 2 empates no estádio rubro-negro. Em 2025, 4 vitórias e 3 empates como mandante.
Contra o Interior
A última derrota do Athletico como mandante para uma equipe do Interior no Campeonato Paranaense foi há três anos, em 27 de fevereiro de 2022 – 2 a 1 para o Operário, pela 1ª fase.
Rivalidade
O duelo é o reencontro dos finalistas de 2024. No ano passado, o Athletico ficou com o título após vencer por 1 a 0 em Maringá e por 3 a 0 na Arena. Em 2023, as equipes se enfrentaram nas semifinais e o Furacão levou a melhor, com vitórias por 2 a 0 no Interior e 1 a 0 na capital.
- RETROSPECTO
- Entre Athletico e Maringá
- 16 jogos
- 11 vitórias do Athletico
- 4 empates
- 1 vitória do Maringá
Única vitória
Nos 16 duelos entre os dois, a única vitória do Maringá ocorreu em 2015, por 2 a 1, pela primeira fase. A equipe da capital, comandada pelo técnico Claudinei Oliveira, contou em campo com o goleiro Weverton, o zagueiro Léo Pereira, o volante Deivid, o meio-campista Hernani, o ponta Marcos Guilherme e o centroavante Cléo. O Furacão acabou disputando o Torneio da Morte aquele ano e escapou do rebaixamento. O Maringá caiu nas quartas de final, diante do Maringá.
Escalação do Athletico
O técnico Mauricio Barbieri usou uma formação diferente em Maringá, devido às características do adversário e do gramado. Agora, a tendência é que retorne ao seu time-base. O centroavante Alan Kardec voltou aos treinos, após lesão, mas ainda não tem condicionamento para 90 minutos. Seguem fora, em tratamento, o lateral-esquerdo Esquivel, o lateral-direito Dudu e o ponta Julimar.
Dúvida no ataque
Uma dúvida é se Matheus Babi será o centroavante titular ou se o ponta Luiz Fernando ficará novamente improvisado nessa posição centralizada. Caso isso ocorra, o ponta Isaac pode entrar na equipe, no lugar de Babi.
Reforços
Contratados após o prazo de inscrição, o zagueiro Habraão, o volante Fabrizio Peralta e o centroavante Renan Peixoto não estão registrados no Campeonato Paranaense.
OS RELACIONADOS
- Goleiros: Carlos Eduardo, Mycael e Santos
- Zagueiros: Arthur Dias, Belezi, Léo e Tobias Figueiredo
- Laterais: Fernando e Hayen Palacios
- Volantes: Falcão, Felipinho e Raul
- Meio–campistas: João Cruz e Patrick
- Meias: Giuliano e Zapelli
- Atacantes: Luiz Fernando e Tevis
- Pontas: Isaac, Kevin Velasco e Leozinho
- Centroavantes: Alan Kardec, Mastriani e Matheus Babi
Maringá desfalcado
O Maringá vai jogar novamente desfalcado. O meio-campista Zé Vitor, 24 anos, foi negociado com o Mirassol para disputar a Série A do Campeonato Brasileiro em 2025. Como estava em trâmites finais da transferência, ele já não atuou contra o Athletico no último domingo. O jogador atuou no Furacão em 2024, por empréstimo.
Outras baixas no Maringá são o meio-campista Iago Santana e o volante Sávio, ambos em recuperação.
- ATHLETICO x MARINGÁ
- Maringá: Dheimison; Raphinha (Cristovam), Tito, Ronald Carvalho e Max Miller; Buga e Rodrigo Santos; Matheus Moraes, Léo Ceará e Edison Negueba; Maranhão. Técnico: Jorge Castilho
- Athletico: Mycael; Hayen Palacios, Tobias Figueiredo, Léo e Fernando; Raul e Felipinho; Kevin Velasco, Zapelli e Luiz Fernando; Matheus Babi (Isaac). Técnico: Maurício Barbieri
- Árbitro: Lucas Paulo Torezin
- VAR: José Mendonça da Silva Jr
- Local: Ligga Arena, quarta-feira às 20 horas
- TV: Youtube do Athletico
O post Athletico x Maringá: escalações, onde assistir, times desfalcados e séries invictas apareceu primeiro em Bem Paraná.
Fonte:Bem Paraná