Publicado em
10 de setembro de 2025
A Balenciaga regressa ao mundo dos perfumes e fará isso em grande estilo, no espírito elegante do seu fundador. A maison de luxo, propriedade da Kering, lança a sua primeira coleção de 10 fragrâncias, revivendo Le Dix, o perfume histórico da Balenciaga, que foi agora sutilmente reinterpretado após uma intensa pesquisa. Abre também a sua primeira perfumaria. Este projeto deve ser o primeiro passo para a expansão na beleza.

Este lançamento surge no momento ideal para a marca consolidar a sua imagem de luxo, realçando os laços com o seu rico patrimônio, enquanto se prepara para revelar, a 4 de outubro, na Paris Fashion Week, a primeira coleção do seu novo diretor artístico Pierpaolo Piccioli, que substitui Demna (Gvasalia), que partiu para a Gucci.
Cristóbal Balenciaga, que se mudou para Paris em 1937, criou a sua primeira fragrância em 1947. Chamava-se ‘Le Dix’ e, como de costume, cuidou meticulosamente de todos os pormenores. Um perfume que foi esquecido desde então. Consciente da aura desta fragrância lendária, a marca decidiu tomar Le Dix como ponto de partida para o seu projeto olfativo e lançou uma pesquisa de vestígios do perfume. “Este renascimento de um ícone perdido começou com uma investigação de 15 anos pelos arquivistas da maison, que culminou com a redescoberta de um frasco”, contendo o precioso perfume, explica a Balenciaga num comunicado de imprensa.
A partir daí, a fórmula original de Le Dix, o seu frasco e a embalagem foram examinados em profundidade para garantir que se mantinham o mais fiéis possível, ao mesmo tempo que eram modernizados. Os frascos recarregáveis foram reproduzidos de forma idêntica, com uma rolha de vidro globular e uma fita atada à mão, assim como o rótulo preto sóbrio, enquanto a caixa que os contém foi deliberadamente envelhecida para lhe dar a patine da idade. A fragrância foi revitalizada através da mistura de um precioso absoluto de íris com inovadores aldeídos isolados de íris. É também reforçada por óleos essenciais de folha de violeta e incenso.
Juntamente com Le Dix, foram criados nove outros perfumes individualizados em cores intensas, “cada um expressando um choque ousado entre a mestria da perfumaria francesa e a audácia da inovação”, restaurando “a alta costura Balenciaga num frasco”. Os seus nomes estão ligados ao espírito da marca e à história do seu fundador, como ‘Getaria’, inspirado na costa espanhola e nome da cidade natal de Cristóbal Balenciaga; ‘Cristóbal’, com a sua fragrância “enigmática e discreta, mas irradiando gravidade”; e ‘No Comment’, em referência ao lendário silêncio imposto pelo couturier em torno das suas criações.

No passado, um acordo de licença para desenvolver uma linha de perfumes foi assinado em 2008 entre a Balenciaga e o grupo americano Coty. Mas o acordo expirou sem ser renovado. O projeto foi então desenvolvido pela divisão Kering Beauté, criada pelo grupo em 2023, em conjunto com as equipas da Balenciaga.
A coleção foi colocada à venda a 10 de setembro. Os preços variam consoante o formato. A eau de parfum de 100 ml custa 260 euros, enquanto o spray de viagem custa 55 euros. Para este grande lançamento, foi aberta uma boutique dedicada no número 10 da Avenue George V. Este é o endereço onde Cristóbal Balenciaga instalou a sua casa de moda quando chegou a França, e onde a marca voltou a operar nos últimos dois anos. Foi este endereço que deu o nome ao famoso perfume Le Dix.
A linha também será distribuída numa seleção de boutiques Balenciaga na Europa e na América do Norte e na sua loja online, antes de ser lançada gradualmente no Médio Oriente, na Ásia e no resto do mundo, segundo nos diz a marca.
Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.
Fonte: Fashion Network