Bolsas da Europa recuam com o peso do setor automobilístico após tarifas dos EUA | Finanças

No fechamento, o índice Stoxx 600 caiu 0,79%, aos 542,02 pontos, o FTSE 100, da Bolsa de Londres, anotou leve queda de 0,08%, aos 8.658,85 pontos, o DAX, de Frankfurt, cedeu 0,96%, aos 22.461,52 pontos, e o CAC 40, de Paris, perdeu 0,93%, aos 8.658,85 pontos. Na semana, os índices acumularam perdas de 1,39%, 1,88%, alta de 0,14% e queda de 1,58%, respectivamente.

Investidores se preparam para o anúncio de tarifas recíprocas por Donald Trump, na próxima terça (2 de abril), o que pode trazer volatilidade aos ativos e pesar ainda mais sobre o sentimento do mercado.

Andrew Kenningham, economista-chefe da Europa da Capital Economics, diz que ainda não está claro o que isso irá significar para a zona do euro. “Havia pouca diferença entre as tarifas médias sobre o comércio de bens entre as duas economias antes do anúncio da tarifa automotiva dos Estados Unidos, o que sugere que a União Europeia possa ser poupada, mas também é evidente que, se o governo dos EUA quiser impor tarifas muito mais altas, encontrará uma justificativa para fazê-lo”, ele diz, em nota.

O economista projeta que os benefícios do estímulo fiscal alemão e as taxas de juros mais baixas do Banco Central Europeu (BCE) irão superar o impacto negativo das tarifas americanas, e o crescimento econômico da zona do euro deve se recuperar a partir do segundo semestre.

Fonte: Valor

Compartilhar esta notícia