Brasil projeta US$ 12 milhões em negócios na FIMEC

Publicado em



26 de março de 2025

O bom momento do mercado internacional, que se recupera após um ano turbulento em 2024, se refletiu na 48ª edição da FIMEC, em Novo Hamburgo. Na ocasião, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), por meio do Brazilian Materials, programa promovido em conjunto pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou mais uma edição do Projeto Comprador com cinco grupos de compradores internacionais. De acordo com o relatório da associação, foram gerados US$ 12,4 milhões em vendas durante o evento.

FIMEC

Segundo o gerente de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, os cinco grupos — da Argentina, Colômbia, Equador e México — realizaram negócios com 47 empresas durante a feira. “Os negócios prosperaram e demonstraram que vivemos uma nova era para a exportação de componentes para calçados e produtos químicos”, declarou Ribas Júnior, lembrando que o impacto do câmbio já pôde ser sentido na Fimec. “Com o dólar mais forte em relação ao real, os fornecedores brasileiros conseguem preços mais competitivos sem perder lucratividade”, acrescentou.

Na Fimec, os compradores buscaram cabedais, laminados sintéticos, couros, palmilhas, produtos químicos, saltos, solas e outros materiais produzidos no Brasil. “Além da qualidade do produto e do preço mais competitivo, as tecnologias aplicadas aliadas à sustentabilidade chamaram a atenção de grupos compradores”, concluiu Ribas Júnior. Além dos passeios pela feira, os compradores também visitaram empresas parceiras e unidades do Senai em Novo Hamburgo e Estância Velha.

A Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (FIMEC) aconteceu de 18 a 20 de março na Fenac, espaço com mais de 10 mil metros quadrados de área de exposição.

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia