Brasileira Jessica Costa está entre os 30 finalistas do Loewe Foundation Craft Prize 2025

Publicado em



17 de fevereiro de 2025

A artista brasileira Jessica Costa está entre 30 finalistas do Loewe Foundation Craft Prize 2025, prêmio anual fundado em 2016, que homenageia as raízes da grife de luxo espanhola como uma oficina de artesanato coletiva e celebra a excelência e inovação no artesanato contemporâneo. 

Brasileira Jessica Costa é finalista do Loewe Foundation Craft Prize 2025 – Divulgação Zipper Galeria)

Costa, que é representada pela Zipper Galeria, galeria paulistana referência para artistas emergentes e plataforma para nomes estabelecidos, foi selecionada entre mais de 4.600 candidatos de 133 países e regiões.
Formada em design, Costa migrou sua experiência no universo da confecção de roupas para o campo das artes visuais. Reconhecida por suas pesquisas em materiais têxteis, Jessica Costa investiga as potencialidades dos tecidos e fibras na construção de formas orgânicas e envolventes. Sua pesquisa revisita a tapeçaria e subverte as convenções que legitimam o que é considerado “arte”. 

Ao transformar a tapeçaria em elementos arquitetônicos e escultóricos, Costa cria experiências sinestésicas e imersivas. Seu trabalho transita entre abstração e figuração, muitas vezes remetendo a fragmentos do corpo humano. Com referências à tapeçaria medieval e ao movimento Arts & Crafts, a artista utiliza a técnica da tufagem para “pintar” e “esculpir” suas criações, formando objetos densos, escultóricos, porém macios e aconchegantes. Esses elementos dialogam com o espaço expositivo e ampliam a percepção sobre a materialidade e o fazer artesanal. 

Sobejos XII 2024 – Jessica Costa – Divulgação Zipper Galeria

Os 30 finalistas, de 18 países, terão suas obras expostas no Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, em Madri, entre os dias 30 de maio e 29 de junho de 2025. O vencedor, selecionado por um júri de 13 pessoas composto por nomes importantes do mundo do design, arquitetura, jornalismo e curadoria de museus, será anunciado no dia 29 de maio e receberá um prêmio de US$ 52.000. 

A Zipper Galeria apresentará uma obra inédita de Jessica Costa na próxima edição da SP-Arte, que acontece de 2 a 6 de abril de 2025.

O vencedor da edição do ano passado foi o ceramista mexicano Andrés Anza com sua escultura de cerâmica I Only Know What I have Seen (2023).

Confira a relação completa dos finalistas do Loewe Foundation Craft Prize 2025:

Kobina Adusah (Gana) 
Kunimasa Aoki (Japão)
Akari Aso (Japão)
Caroline Broadhead (Reino Unido)
Scott Chaseling (Austrália)
Rei Chikaoka (Japão)
Jessica Costa (Brasil)
Philip Eglin (Reino Unido)
Aspen Golann (Estados Unidos)
fora do estúdio x Cecile Feilchenfeldt (França)
Agnes Husz (Hungria)
Mikio Ishiguro (Japão)
Empar Juanes (Espanha)
Jungin Lee (República da Coreia)
Fang Liang (República Popular da China)
Anina Major (Bahamas)
Nifemi Marcus-Bello (Nigéria)
Laura Mays (República da Irlanda)
Didi Ng (Hong Kong, RAE)
Dickens Otieno (Quênia)
Marie Isabelle Poirier (Espanha)
Margaret Rarru Garrawurra (Austrália)
Yeunhee Ryu (República da Coreia)
Sunyi Shin (República da Coreia)
Zsolt Jozsef Simon (Hungria)
Estúdio Sumakshi Singh (Índia)
Fumiki Taguchi (Japão)
Le Thuy (Vietnã)
Matt Wedel (Estados Unidos)
Xiaodong Zhang (República Popular da China)

Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.

Fonte: Fashion Network

Compartilhar esta notícia