O Centro é o bairro “campeão de crimes” em Curitiba. Na semana passada, o Bem Paraná já havia mostrado que a região central da cidade concentra 16,5% de todos os casos de furto e roubo na cidade. E agora foi anunciada uma iniciativa que tentará fazer frente a essa situação. Trata-se da Operação Centro Seguro, que reforçará o policiamento na localidade, em um trabalho conjunto das polícias Militar, Civil e Guarda Municipal.
A iniciativa foi anunciada nesta segunda-feira (10 de fevereiro) pela Prefeitura de Curitiba e será dividida em fases. A primeira contará com o reforço do policiamento na área central, com presença constante das forças de segurança estaduais e municipais. O foco inicial será a identificação de criminosos e o combate aos crimes de furto, roubo e tráfico de drogas, que têm maior incidência na região.
Sem data definida para término, a operação será contínua, utilizando não apenas ações de policiamento ostensivo, mas um trabalho de inteligência integrado entre as forças de segurança.
O objetivo é restabelecer a ordem e proporcionar mais segurança aos moradores, comerciantes e frequentadores do Centro. “Com muita determinação e respeito, vamos reafirmar nosso compromisso com a população de Curitiba”, disse o secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.
Campeão de furtos e roubos
A cada dez minutos, uma pessoa é assaltada em Curitiba. Assim foi no ano de 2024, quando as forças de segurança da Capital registraram quase 52 mil furtos e roubos – o equivalente a cerca de 142 casos por dia.
De acordo com os dados oficiais, ao longo de todo o ano passado foram registrados 51.801 casos de furtos e roubos em Curitiba, sendo 44.617 furtos e 7.184 roubos. Na comparação com o ano anterior (2023), quando haviam sido registradas 60.875 ocorrências desse tipo (com 51.390 furtos e 9.485 roubos), verifica-se uma redução de 14,9% no número de registros.
E o Centro da cidade é a localidade que concentra mais furtos e também mais roubos. Ao todo, foram 8.547 registros no ano passado. Ou seja, o bairro concentra 16,5% das ocorrências em toda a cidade, tendo anotado 7.002 casos de furto e outros 1.545 de roubo em 2024. Isso se deve pela deterioração social que passa a região central da Capital e também pela grande circulação de pessoas ao longo de todos os dias pelo bairro.
Plano de revitalização do Centro
A Operação Centro seguro faz parte de um conjunto de ações planejadas para revitalizar a região central da Capital. A iniciativa, que está sendo tocada pela Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, foi anunciada na semana passada pelo prefeito Eduardo Pimentel. O objetivo é fazer com que a cidade volte a ter o Centro como o seu coração pulsante, com ações multissetoriais para devolver a atratividade ao bairro, com a requalificação urbanística, ampliação da segurança, reocupação de imóveis, incentivos ao comércio e preservação histórica.
O post Campeão de crimes, Centro de Curitiba vai ganhar reforço na segurança apareceu primeiro em Bem Paraná.
Fonte:Bem Paraná