O Google liberou uma atualização nesta quinta (13) que está sendo distribuída gradualmente aos modelos afetados

Compartilhe esta matéria
Usuários de dispositivos Chromecast — especificamente os modelos de segunda geração e o Chromecast Audio — respiram aliviados com a notícia de que o Google disponibilizou uma correção para uma falha que os tornou inoperantes.
A gigante da tecnologia agiu para resolver o inconveniente, liberando uma atualização de software que promete restaurar a plena funcionalidade dos aparelhos afetados.
O problema, que se manifestou no início da semana, impedia o uso dos Chromecasts, exibindo uma mensagem de “dispositivo não confiável” e apontando para um firmware desatualizado, bloqueando o acesso aos aplicativos.
A falha gerou frustração entre os usuários, que se viram impedidos de desfrutar dos recursos de seus dispositivos de streaming.

Como corrigir o erro no seu Chromecast
A empresa, ciente do transtorno causado, liberou nesta quinta-feira, 13 de março de 2025, uma atualização que está sendo distribuída gradualmente aos modelos afetados. Para receber a atualização, os usuários precisam apenas manter seus aparelhos conectados à internet. A distribuição da correção acontece automaticamente.
Durante o processo de busca pela solução, o Google recomendou que os proprietários dos aparelhos não restaurassem as configurações de fábrica dos Chromecasts, dado que essa operação desabilitaria a possibilidade de receber as correções e atualizações de forma automática, e que dificultaria, ainda mais, o reestabelecimento do aparelho.
Leia mais:
Paralelamente à liberação da correção, a equipe do Google segue buscando um método de auxiliar aqueles que, contrariando as recomendações iniciais, já haviam redefinido seus dispositivos para as configurações originais, impossibilitando a atualização automática. A empresa assegura que manterá os usuários informados sobre os próximos passos dessa resolução.
Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.
Fonte: Olhar Digital