Cianorte x Paraná: escalações, onde assistir e jogo de ‘vida ou morte’

O Paraná Clube faz um jogo de ‘vida ou morte’ nessa quarta-feira (dia 12) às 20 horas, no Estádio Albino Turbay, contra o Cianorte, pela 10ª (e penúltima) rodada do Campeonato Paranaense. O time da capital precisa vencer para se manter ‘vivo’ na competição. Se perder, corre o risco de ser rebaixado uma rodada antes do fim, conforme o resultado do duelo entre São Joseense e Rio Branco, em São José dos Pinhais.

No fim da primeira fase, os times se enfrentam em turno único, totalizando 11 rodadas. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. E os dois últimos são rebaixados.

O jogo terá transmissão gratuita pelo Youtube da NSports.

Na última rodada, o Paraná recebe o Coritiba na Vila Capanema.

Tcheco

Esse será o 5º jogo do técnico Tcheco no comando do Paraná em 2025. Até agora, ele somou uma vitória, dois empates e uma derrota.

Lesões

Na última rodada, os desfalques por lesão no Paraná eram o zagueiro Lucas Ryan e o centroavante Leandro Pereira. Eles seguem como dúvidas para o jogo em Cianorte. Recém-recuperados, o meia Gustavo Xuxa e o volante Julio Rusch começaram no banco no domingo, contra o São Joseense. Xuxa entrou no segundo tempo.

Reforços

Dos reforços contratados desde a chegada do técnico Tcheco, já estrearam o zagueiro Félix Jorge (campeão pelo clube em 2024), o volante Léo César (ex-Santos), o meia Danilo Nazaré (ex-Marcílio Dias-SC) e o atacante Erik Bessa (ex-Operário). Ainda não jogaram o zagueiro Tony Lucas (ex-Fortaleza), o volante Carlos Dias (revelado pelo clube e ex-Al-Fujairah-EAU) e o ponta Cássio (ex-Avaí).

Escalação

O técnico Tcheco vem usando o esquema tático 4-1-4-1, com Bruno Vinícius como único volante. A linha de quatro tem dois jogadores no trabalho de área a área (Geilson e Léo Silva) e dois extremos (Diego Tavares na direita e Rikelmi na esquerda). O treinador pode usar o 4-2-3-1 contra o Cianorte, com a entrada de Gustavo Xuxa como meia ofensivo centralizado, na linha de três, entre Rikelmi e Diego Tavares.

Cianorte

Os jogadores mais conhecidos do Cianorte são os zagueiros Anderson Salles (36 anos, ex-Santos, Vasco e Paraná Clube) e Wesley (32 anos, ex-Maringá e base do Coritiba), o atacante Vinícius Faria (25 anos, ex-Sport) e o ponta Luiz Fernando (27 anos, ex-Juventude e Figueirense).

Destaques

O artilheiros do Cianorte em 2025 é o atacante Guilherme Beléa (23 anos, ex-Grêmio e Ponte Preta), com três gols em oito jogos. Outro destaque é o atacante Gabriel Ramos (28 anos, revelado pelo Flamengo), com dois gols e duas assistências em oito partidas.

Gigante japonês

O Cianorte conta no elenco com o centroavante japonês Yosuke Morishige, de 20 anos e 1,98 m de altura. Após defender o Shimizu S-Pulse, do Japão, em 2023 e 2024, o atacante chegou ao Cianorte no início de 2025. Ele entrou em três partidas e marcou um gol na vitória por 5 a 1 sobre o São Joseense.

Nigeriano

Outro destaque estrangeiro do Cianorte é o ponta nigeriano Udeh Arinze Clinton, 23 anos. Nascido em Orlu, na Nigéria, ele foi revelado nas categorias de base do Londrina. Destacou-se no Paranaense Sub-20 de 2022, com sete gols em 22 jogos (9 como titular). No primeiro ano como profissional, em 2023, fez quatro gols e uma assistência pelo Tubarão, atuando no Paranaense e na Série B do Brasileiro. Foram 29 jogos e seis como titular naquela temporada. Em 2025, ele soma um gol e duas assistências em nove partidas pelo Cianorte.

Outros estrangeiros

Os outros dois estrangeiros do Cianorte ainda não atuaram no Paranaense. Um deles é o goleiro camaronês Yvan Lafont Tiwa, 20 anos, ex-Londrina. Ele jogou a Copa do Mundo Sub-17 de 2019 por Camarões.

O meia Bakary Nimaga, 30 anos, nasceu em Mali e foi revelado na base do Twente, da Holanda. Depois, passou 12 anos rodando no futebol europeu, defendendo clubes da Albânia, Áustria, Hungria, Turquia e Sérvia.

  • CIANORTE x PARANÁ
  • Cianorte: Eugênio Neto; Gabriel Souza, Wesley, Anderson Salles (Breno) e Nicolas; Danrley e Pedro Ivo; Clinton Udeh, Guilherme Beléa e Luiz Fernando; Gabriel Ramos. Técnico: Jerson Testoni
  • Paraná: Thiago Santos; Daniel Guedes (Lucas Mazetti), Luiz Gustavo, Félix Jorge e João Lucas; Bruno Vinícius; Geilson, Léo Silva (Gustavo Xuxa), Diego Tavares e Rikelmi; Eduardo Tanque (Erik Bessa). Técnico: Tcheco
  • Árbitro: Robson Babinski
  • Local: Estádio Albino Turbay, em Cianorte, quarta-feira às 20 horas
  • TV: NSports

O post Cianorte x Paraná: escalações, onde assistir e jogo de ‘vida ou morte’ apareceu primeiro em Bem Paraná.

Fonte:Bem Paraná

Compartilhar esta notícia