O cofundador do South By Southwest (SXSW), Hugh Forrest, criticou neste domingo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por criar um ambiente que impactou o festival realizado anualmente em Austin, capital do Texas (EUA).
“Existe uma parceria cancelada duas semanas atrás, que foi a Casa do Canadá, um grande parceiro para nós, provavelmente por décadas. É desconcertante”, lamentou o cofundador do SXSW, em uma entrevista exclusiva para o Valor.
Durante o festival, diversas autoridades financiam espaços para apresentar aos participantes as inovações em andamento. Esse é o caso da Casa do Reino Unido, da Irlanda ou do Estado de São Paulo.
A saída da Casa do Canadá do festival em Austin coincide com o anúncio feito em fevereiro sobre as tarifas de 25% impostas pelo governo Trump sobre bens canadenses, que entraram em vigor, mas foram pausadas na última semana.
Forrest lembrou, contudo, que muitos canadenses seguem frequentando o festival, assim como brasileiros, a maior delegação internacional em número de participantes em 2025.
“Eu certamente espero que SXSW em 2026 esteja em lugar melhor e que a Casa [do Canadá] volte e que possamos continuar tendo uma forte participação internacional”, disse.
Após ironizar que “estamos vivendo tempos interessantes” durante uma palestra privada, Forrest declarou: “Nós reunimos as pessoas. Precisamos dizer que temos muito mais em comum do que aquilo que nos separa.”
“Brigar com seus vizinhos, com todo mundo, é cansativo. É muito melhor dizer: Ei, bem-vindo a nossa cidade, olha todos os eventos que podemos fazer juntos, olha as oportunidades”, disse.
Fonte: Valor